sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Aggreko vai ser multada pela CEA por atraso na instalacão da Usina Termelétrica Santana II

O Diretor-Técnico da CEA, Juclicleber Castro comunicou em entrevista ao programa "Enfoque da KPA" da TV Santana que a empresa multinacional Aggreco, contratada pela CEA por R$ 53 milhões para fornecer equipamentos que irão gerar 47 MW de energia na  termoelétrica, vai ser multada por descumprir prazos do contrato. 

A multinacional Aggreko assinou contrato com a CEA, em agosto, para gerar 47MW suficientes para manter o Sistema Estadual. Desse total, o Ministério de Minas e Energia (MME) havia autorizado desde o ano passado a contratação de 24MW que não foram operacionalizados pela então diretoria da CEA.

A demora na entrega dos equipamentos e a instalação da Usina Termelétrica Santana II fizeram com que fosse prolongado o racionamento de energia. A Eletronorte vinha fazendo racionamento por conta da pouca vazão do rio Araguary, comprometendo a geração da Hidrelétrica do Paredão.

A CEA ainda não divulgou o valor da multa, mas o montante deve ser abatido nos 53 milhões do contrato firmado entre CEA/Aggreko. 

Vale lembrar que a geração de energia é de responsabilidae da Eletronorte e não da CEA. A Eletronorte lavou as mãos e a CEA teve que se virar para garantir o fornecimento de energia para a população. 

Em tempo
O blog conversou com o presidente da CEA, José Ramalho e ele informou que a multa para empresa Agrekko deve ficar em torno de 2 milhões de reais. O valor da multa deve ser utilizado para investir na melhoria da qualidade de energia no arquipélago do Bailique.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aggreco já pagaou a multa em torno de 2 milhões de reais? Aggreco não está forncendo a energia contratada e por que? O contrado pode ser rescindido?