sábado, 24 de dezembro de 2011

Santana 2 entra em operação com 24MW evitando ameaça de apagão

Do Diário do Amapá
O presidente da Companhia de Ele-tricidade do Amapá (CEA), José Ramalho, confirmou que a Usina Termelétrica Santana 2 entrou em ope-ração na manhã desta sexta-feira, 23, se interligando ao sistema estadual de energia elétrica comandado pela Eletronorte. Inicialmente a Santana 2 opera com 24MW de potência. 

Segundo o presidente, até janeiro do próximo ano serão liberados para o sistema mais 23MW. Com isso, a empresa Aggreko passará a fornecer os 47MW que foram contratados pela Companhia por um período de 22 meses e a um custo de R$ 53 milhões. "Esperamos que com isso as interrupções sejam eliminadas e a po-pulação não sofra com a baixa do nível d'água do reservatório da hidrelétrica Coaracy Nunes, como ocorrido nesta quarta e quinta-feiras" lembrou o presidente.
 
Eletronorte
 
O presidente da Eletronorte, Marco Drago, informou por telefone que nos dias 21 e 23 passados, o nível do reservatório da Coaracy Nunes baixou 1,5 metro atingindo o nível crítico da hidrelétrica. "Com isso fomos obrigados a desligar as turbinas e parar todo sistema operacional sob risco de provocar até mesmo uma tragédia" explicou o enge-nheiro.

A hidrelétrica do Paredão já vinha operando com apenas 23MW dos 78MW da capacidade total. O desligamento total das turbinas não ocorria há pelo menos 20 anos quando da última grande seca do rio Araguari. 

"Com esse desligamento e fechamento das comportas, conseguimos armazenar água que fez com que o nível do reservatório subisse 1 metro em 24 horas" frisou Drago. Até o início da noite de ontem a hidrelétrica deveria ser reativada. Objetivo é evitar inicialmente que os desligamentos ocorridos nos últimos dois dias não ocorressem, principalmente, no dia de Natal. O equilíbrio de Paredão depende exclusivamente das chuvas nas cabeceiras do Rio Araguari que já estão tardando, segundo os técnicos da Eletronorte.

Nenhum comentário: