sábado, 31 de dezembro de 2011

Plano Estadual de Banda larga/Amapá Conectado é instituído no Amapá

O Plano Estadual de Banda Larga - Programa Amapá Conectado está instituído no Amapá a partir de hoje, 30 de dezembro. O governador Camilo Capiberibe assinou o decreto que vai facilitar o acesso à internet em 14 dos 16 municípios do Estado a partir de 2012, quando é concreta a viabilidade de banda larga.

A meta do Amapá Conectado é incentivar empresas que tenham interesse em trazer os serviços de banda larga para o Estado com o atrativo de incentivos fiscais. É o auxílio necessário para a implementação de políticas neste setor no Amapá.

Com o Programa Amapá Conectado, o governo estadual dá condições favoráveis para que as empresas se estabeleçam trazendo a banda larga, que hoje é essencial para a comunicação em todos os setores. A carência de incentivos fiscais é um dos entraves para que empresas implantem a infra-estrutura de rede de comunicação de alta capacidade no Amapá.

A partir de agora, terão a carga tributária reduzida as empresas que queiram investir em rede de comunicação de alta capacidade, a exemplo de fibra ótica. 

Único estado onde não existe banda larga, o Amapá ainda está distante de tecnologias modernas de comunicação. Essa carência é um atraso que resulta em conseqüências inexistes em outras cidades, como transmissão ineficiente que atrapalha a realização de negócios, melhor desempenho em estudos e uma série de transtornos causados pela falta de comunicação eficiente. Até agora os serviços prestados são através de satélite e via rádio.          

Diversas empresas procuram o Governo do Estado na tentativa trazer a banda larga, mas até agora nenhum negócio se concretizou. A empresa de telecomunicação OI é um exemplo. Seus representantes entregaram em novembro  ao Governo do Estado o projeto de implantação da banda larga com a interligação pela Guiana Francesa com 400 km de cabos de fibra ótica.

"Esse tipo de projeto carece de incentivo do Estado para que possa ser realidade, esperamos que mais empresas venham para o Amapá oferecer serviços nesta área", disse o governador Camilo Capiberibe. 

O Programa Amapá Conectado será operacionalizado pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), que vai operar a rede de suportes de serviços de telecomunicação do Estado. São os técnicos da instituição que irão trabalhar para garantir a qualidade dos serviços prestados.

Segundo Alípio Júnior, o Plano Estadual de Banda Larga trará beneficios para que a rede de comunicações vá para o interior, alcançando mais de 85% da população e empresas poderão receber incentivos fiscais para implementarem suas expansões.(Mariléia Maciel/Secom)

Nenhum comentário: