segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Impressões: COMO NOSSOS PAIS - Por Rupsilva

Os pais são o espelho dos filhos. Esses são o  reflexo dos pais. O filho será o que o pai ensinou a ser. Meu pai, em meio as dezenas de mestres que tive o privilegio de ter na vida, nos vários níveis da minha formação profissional, foi o que teve maior importância e o melhor de todos.

Além de nos tocar todos os dias para a escola, junto com D. Tonica, minha mãe,  era um caudaloso rio de sabedoria. Dizia sempre na sua simplicidade cabocla que jamais deveríamos nos apossar daquilo que não nos pertencia. Em outras palavras: não roube, trabalhe para fazer jus ao que ganha.


Nos criamos,  portanto,  dessa forma, sob a égide de valores morais e cristãos  rigorosos , bem ali, na praça da Matriz, nos arredores da Igreja de São José, correndo de pés descalços em seus campos de futebol, praticando  toda sorte de esporte,  rezando muito, aprendendo religião,  latim , musica e,pasmem, filosofia, sob a batuta dos padres do PIME. Um privilégio!


Meus pais foram discípulos  de Padre Julio Lombaerde, uma lenda. Duca Serra foi  um grande pai como tenho certeza ter sido para meus filhos que me orgulham. Não se trata de gabolice,  é  a convicção de ter dado uma educação no nível que recebi dessas duas belas figuras, por sorte meus pais.

Tenho absoluta certeza que jamais serei obrigado a tirá-los de uma cela policial nem chorar pela indignidade de terem se apropriado do dinheiro dos mais necessitados.


Essa gente, em meio  a qual vivem pessoas bem formadas, fizeram uma clara opção pela bandidagem, pela corrupção. Digo sempre que  poderiam muito bem usar seu conhecimento  para ajudar o Amapá a se desenvolver.

Mas não, preferem chafurdar na lama e, se possível, colocar todos lá, para que as pessoas de bem se misturem aos canalhas que eles adoram, promovem e protegem.

È o caso recente da denuncia infundada e caluniosa da mídia amestrada de Sarney a Juliano Del Castilho de ter se apossado de recursos ilegalmente da SEPLAN, quando, num gesto raro, aqui e no resto do país, devolveu dinheiro para não criar constrangimento ao governo, embora o recebimento do recurso fosse legal e respaldado na lei.


A   acusação é mais um factóide da mídia que forma a tropa de choque da harmonia. A suspeição  tem o claro objetivo de atingir a honra  do secretário Juliano; não é a mesma coisa de uma crítica séria feita ao  trabalho de titular da SEPLAN, entendeu a diferença, J. Ney?


Trata-se de uma acusação mentirosa, que desanima [confessou-me várias vezes] um jovem profissional que entende a necessidade de se  dar um basta nessa prática de apropriação dos recursos públicos, e quer ajudar o Amapá a encontrar sua vocação para o desenvolvimento.

Tanto que teve um papel fundamental  na recuperação das finanças do Estado destroçada por oito anos de descaso com a coisa pública, gestão temerária e corrupção da qual se beneficiaram aqueles que hoje lhes fazem essas acusações levianas.


Seu árduo trabalho consumiu dois anos do governo Camilo mas valeu a pena pelos elogios recebidos da Presidenta Dilma e vários Ministros de Estado. Minha sugestão é que procure a justiça em busca de recuperar sua honra vilipendiada por essa gente que não tem moral para apontar o dedo a  ninguém .


O cara pálida deveria saber  que quando se chega a uma certa idade e  não se consegue manter convicções é por que nunca as teve. Passou enrustido pela vida.

POUCAS  & BOAS
——————————————————————————–

NÃO TUGIU NEM MUGIU - Quando sai de Macapá, na terça-feira,  ainda ouvi o Presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação ruminar a possibilidade de mais greve na rede estadual. Ligado ao PSOL vive monitorado pelo seu chefe que se diz candidato ao governo em 2014. Não tugiu nem mugiu[ eu disse mugiu] sobre seus colegas da PMM com pendências deixadas pelo ex-prefeito.


O RODIZIO DA CONIVÊNCIA- Essa é uma prática contumaz nas instituições onde rolam grana de variadas procedência. O Brasil é um campeão disparado. Aqui no Amapá além de se perpetuar nos cargos ou colocar seus protegidos a sucedê-los,  os dirigentes dessas instituições não prestam conta de nada. Até nas mais simplórias como grupos juninos, escolas de samba, clubes de futebol passando por outras de grande apelo popular como a Confraria Tucuju e A Banda.


SEM SAÍDA - Por falar nisso, Renan Calheiros está acuado na Presidência do Senado onde substituiu  seu colega Jose Sarney também do PMDB, por Senadores, entidades ligadas a transparência da gestão pública e pelas comunidades virtuais que não se conformam que tenha voltado ao cargo sem que os fatos da sua destituição em  2006  tenham sido esclarecidos. João  Capiberibe estava lá, como era de se esperar. Mas a surpresa foi a presença de Randolfe, hoje ligadíssimo a Sarney,  amicíssimo de Renan, a quem praticamente elegeu. É esperar pra ver no que essa ‘infidelidade’  vai dar.


MADE  IN GLOBE -  As  torcidas  do  Corinthians  e  Flamengo, tidas como as maiores do Brasil, são duas jóias preciosas da Globo. Tanto que são os dois times que dominam o horário dos programas  esportivos da emissora  justificado pelo marketing como uma questão de mercado. Não só vivem enchendo a bola dos dois times, como incentivando as torcidas mais do que devem. Talvez por isso (muito paparicadas), as duas torcidas são consideradas as mais arruaceiras do Brasil. Daí ficar difícil não associar  a influência  da Vênus Platinada  no episódio que morreu o torcedor colombiano atingido com um projétil luminoso  lançado a partir da torcida corintiana.


AVE AMAPÁ - Esse Jaime Nunes é o cão. É  sem dúvida junto aos Rochas e Cardoso, Santa Lucia,  quem mais vem contribuindo para o desenvolvimento do setor comercial do Amapá. Falam que está vindo aí mais uma super loja na esquina da Tiradentes com Iracema Carvão Nunes, ex-fabrica Amapaense, no coração de Macapá. Tantos investimentos podem significar preparativo do grupo para minorar o impacto com chegada ao Amapá das Casas Bahias, ou algo com outro nome, mas que vai chegar, vai!
E tudo. Depois tem mais.

Nenhum comentário: