sábado, 2 de fevereiro de 2013

"O cidadão merece uma saúde de qualidade”, diz Camilo, em visita ao Hospital de Emergência

Agência Amapá
 
Na noite desta sexta-feira, 1º, o governador Camilo Capiberibe percorreu, durante duas horas e trinta minutos, as enfermarias do Hospital de Emergência para ouvir dos próprios pacientes como está a situação do pronto-socorro da capital, que, em média, atende 350 pessoas por dia.

Numa conversa franca com os pacientes, o governador ouviu críticas e elogios a respeito da saúde pública do Estado. Explicou, nas enfermarias as quais visitou, os investimentos feitos pelo governo e cobrou da administração do hospital soluções para problemas simples, mas que trazem transtornos a quem está doente.

Camilo Capiberibe pôde verificar "in loco" que o principal problema do pronto-socorro, onde justamente ouviu as principais críticas, fica localizado exatamente na Sala de Medicação, para onde são encaminhados os pacientes após serem atendidas pelos médicos.
Na sexta-feira, por exemplo, todos os médicos estavam presentes, mas, nesse setor, havia apenas três enfermeiros, quantidade insuficiente para atender a demanda, cuja maioria é de clínica médica e que deveria ser atendida na rede básica de saúde. No local, o governador encontrou pessoas que estavam com dor de cabeça e que poderiam ser medicadas nos postos de saúde, caso funcionassem a contento.

"Infelizmente, nos últimos anos, o município não fez a sua parte, e a deficiência no atendimento da saúde básica acabou transferindo para o hospital responsabilidades que vão além da urgência e emergência, dando a sensação de que o Estado faz pouco investimento", observou Camilo Capiberibe, complementando que o cidadão reclama, com razão, porque quem está doente tem pressa.

Um dos avanços constatados pelo governador foi com relação à climatização do hospital, que, hoje, é de 100%, garantindo conforto aos pacientes e acompanhantes. Contudo, o quesito qualidade na alimentação foi alvo de críticas.

"As refeições são avaliadas por nutricionistas e obedecem um padrão de acordo com a dieta de cada paciente, mas, se existe algum descontentamento, vamos recomendar à direção que sejam tomadas as devidas providências", pontuou o governador.

Durante a visita, Camilo Capiberibe foi cumprimentado pelo enfermeiro Edmilson dos Santos Damasceno, um dos 1.211profissionais da área da saúde que fez concurso público e, desde o dia 7 de janeiro deste ano, desempenha suas atividades no Hospital de Emergência. "O concurso é importante porque traz estabilidade", acentuou.

Camilo Capiberibe conheceu ainda uma ala que está sendo reformada e, dentro de, no máximo, um mês, será inaugurada. No espaço serão colocados 20 leitos/poltronas para garantir mais conforto aos pacientes que precisam tomar uma simples medicação.

"O cidadão merece uma saúde de qualidade e estamos buscando os mecanismos necessários para que isso se torne possível. Mas é necessário que a prefeitura faça a sua parte, colocando as unidades básicas de saúde para funcionar de forma eficaz", concluiu Camilo Capiberibe.

Nenhum comentário: