domingo, 24 de fevereiro de 2013

Governo irá reformar e ampliar aeroportos dos municípios de Amapá e Oiapoque

O Amapá foi contemplado com dois aeródromos, nos municípios Amapá e de Oiapoque, com o aporte financeiro de R$ 74,5 milhões.

Informações de Leonardo Trindade/Setrap
 
Em reunião realizada semana passada na Superintendência do Banco do Brasil no Amapá, foi firmada uma parceria com o Governo do Estado e as prefeituras para a revitalização dos aeroportos dos municípios de Amapá e Oiapoque. 

O Banco do Brasil, em 18 de dezembro de 2012, foi convidado a participar do "Projeto de Investimentos: Aeroportos" da Secretaria de Aviação Civil (SAC), órgão vinculado à Presidência da República. A atuação do banco envolve a administração da parte dos recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), destinados à modernização, reforma, ampliação e construção de 270 aeródromos regionais, bem como a contratação de obras, aquisição de bens e serviços e o acompanhamento e a fiscalização de projetos estruturantes, no valor de R$ 7,3 bilhões.

Foi publicada a Medida Provisória (MP) nº 600, em comum acordo com os órgãos envolvidos, cujo texto autorizou a Secretaria de Aviação Civil e o Banco do Brasil para a realização do projeto. A referida MP permitiu que o banco utilizasse o Regime Diferenciado de Contratações Públicas para a consecução dos objetivos firmados com a SAC e com a Casa Civil. Portanto, o banco realizará, em nome da união, as compras e contratações necessárias para cada aeroporto selecionado pela SAC.

Para que isso ocorra, é fundamental a colaboração e o apoio dos estados e municípios no sentido de garantir o acesso e a disponibilização das informações necessárias para o sucesso da empreitada. Em complementação à MP, está sendo elaborado Decreto Presidencial da República que regulamentará a atuação do banco no Programa de investimentos em Logística de Aeroportos Regionais.

Nenhum comentário: