sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Folha de São Paulo destaca Camilo e Braga no Prêmio Conservação Internacional

Com Harrison Ford, ONG anuncia centro de sustentabilidade para as Américas

GIULIANA MIRANDA
DE SÃO PAULO


Em um jantar beneficente que reuniu alguns dos maiores empresários do Brasil e o astro Harrison Ford, a ONG Conservação Internacional anunciou o lançamento de um novo centro de políticas de sustentabilidade voltado para América Latina. 

Na ocasião, que reuniu cerca de 600 pessoas em um hotel na noite de quarta-feira em São Paulo, a organização também entregou seu prêmio internacional Heroi da Conservação Global --que celebra iniciativas ambientais de destaque-- a dois políticos brasileiros: Camilo Capiberibe, governador do Amapá, e Eduardo Braga, senador e ex-governador do Amazonas. 

Acompanhado da mulher, a também atriz Calista Flockhart do filho dos dois, Harrison Ford, 70, fez um breve discurso sobre a importância de apoiar projetos de sustentabilidade e conservação. 
Juca Varella/Folhapress 
 Harrison Ford e André Esteves, CEO do banco BTG Pactual

"A natureza não precisa de nós, nós precisamos dela", resumiu o astro de Indiana Jones e Guerra nas Estrelas, que há 20 anos está envolvido com a Conservação Internacional. Atualmente, ele é vice presidente do conselho da ONG. 

Durante o evento, representantes da CI também adiantaram detalhes sobre o recém-criado Centro de Sustentabilidade das Américas, que reúne dez países da América Latina. 

O objetivo do centro é agregar de uma forma mais ampla e regional iniciativas bem-sucedivas de sustentabilidade que já estejam acontecendo nesses países. 

"Queremos engajar os tomadores decisões, governos, centros de pesquisa e iniciativa privada. Queremos ter voz ativa na elaboração dos projetos relevantes", disse Fabio Scarano, vice-presidente das Américas da Conservação Internacional. 

A sede do centro será no Rio de Janeiro, segundo Scarano, pelo valor simbólico que a cidade tem com seu profundo relacionamento com a natureza. 

PRÊMIO
Outro destaque da noite foi a entrega do prêmio Heroi da Conservação Global. 

Ao anunciar o senador e ex-governador do Amazonas Eduardo Braga, o presidente da Conservação Internacional, Russell Mittermeier, destacou o trabalho do político na criação de áreas de preservação da floresta amazônica.
Braga dedicou a láurea ao povo de seu Estado, que, segundo ele, "escolheu a natureza". 
Já Camilo Capiberibe, filho do senador e ex-governador do Amapá João Capiberibe, iniciou seu discurso elogiando o pioneirismo do pai em criar áreas de preservação. 

"O Amapá tem hoje mais de 70% de seu território com áreas de proteção ou indígena. Isso é um recorde no Brasil e no mundo", destacou Russell. 

Estrelados
Além de empresários, o jantar contou ainda com celebridades como o cantor Gilberto Gil e a atriz Guilhermina Guinle. 

A atriz Maitê Proença foi a estrela de dois vídeos institucionais da ONG, que incentivam a mobilização online pela conservação da água no Rio de Janeiro e da biodiversidade do arquipélago de Abrolhos. 

Antes de encerrar o evento, o banqueiro Ándré Esteves, do BTG Pactual, que ofereceu jantar, pediu que os presentes fossem generosos com suas doações.
"O Brasil precisa ter um papel de liderança", resumiu ele, que também é membro do conselho da ONG.

Nenhum comentário: