Deu no Diário do Amapá
Enquanto em 2011 o valor gasto pelo gabinete governamental, que envolve diárias, equipamento, material permanente, material de consumo, entre outros, foi de R$ 2.029.385,00, no ano de 2010 as mesmas despesas custaram aos cofres públicos R$ 3.878.687,00. Se comparar os dois exercícios financeiros é possível observar uma economia de R$ 1.849.302,00.
No que se refere à compra de material de consumo, em 2010 o valor pago foi R$ 706.310,00, enquanto que em 2011, foi de 447.086,00, gerando uma economia de R$ 250 mil.
No que se refere à compra de material de consumo, em 2010 o valor pago foi R$ 706.310,00, enquanto que em 2011, foi de 447.086,00, gerando uma economia de R$ 250 mil.
O diretor-presidente do Prodap, Alípio Júnior, informou que todas essas informações estão disponíveis no site http://www.transparencia.ap.gov.br, disponível para qualquer cidadão pesquisar.
Em relação às últimas denúncias sobre a compra de leite, por exemplo, Alípio Explicou que ocorreu um erro por parte da empresa, quando emitiu a nota, mas que ele foi corrigido.
Transparência
Notícia publicada na última semana em um blog local, sobre a compra de leite feita pela Casa Civil, me fez lembrar a manchete de um jornal de Macapá publicada mês passado, com o título "Residência do governador consumiu mais de 21 toneladas de comida em 2012". A notícia mostrou duas informações importantes, que revelam o atual momento que o Amapá vive.
A primeira delas diz respeito ao Portal da Transparência, uma ferramenta importante, onde qualquer cidadão pode descobrir até mesmo o tipo de carne ou leite que é consumido na Residência Oficial.
A segunda mostra justamente a forma como uma notícia pode ser trabalhada, com o objetivo de manipular a sociedade. O texto, por exemplo, no caso do jornal, trata apenas do que foi consumido, fazendo comparativo entre os anos de 2011 e 2012.
Mas, seria interessante revelar à população o que isso representa em dinheiro e principalmente fazer comparativo com a gestão anterior, cujas informações também se encontram no portal. No entanto, revelar a verdade, não faz parte da linha editorial do jornal e de muitos outros veículos de comunicação aqui do Amapá.
O jornal, por exemplo, não informa em sua matéria que em 2010 o Gabinete do governador, onde constam as informações de consumo de alimento, entre outros, foram gastos R$ 3.878.687,00, enquanto em 2011, já na atual gestão, o valor foi de R$ 2.029.385,00, com uma economia aos cofres públicos de R$ 1.849.302,00.
O jornal não revelou também que no ítem ‘material de consumo’, em 2010 foram gastos R$ 706.310,00, enquanto no atual governo o valor, em 2011, foi de 447.086,00, gerando uma economia de R$ 250 mil.
O Portal da Transparência (http://www.transparencia.ap.gov.br/) finalmente cumpre seu papel. Ele foi criado justamente para que a imprensa e sociedade fiscalizem o poder público e denunciem todas as irregularidades, por que foi o silêncio do passado que levou dois ex-governadores e várias autoridades para a cadeia. No entanto, é preciso denunciar com responsabilidade. (Kelson Vaz)
A segunda mostra justamente a forma como uma notícia pode ser trabalhada, com o objetivo de manipular a sociedade. O texto, por exemplo, no caso do jornal, trata apenas do que foi consumido, fazendo comparativo entre os anos de 2011 e 2012.
Mas, seria interessante revelar à população o que isso representa em dinheiro e principalmente fazer comparativo com a gestão anterior, cujas informações também se encontram no portal. No entanto, revelar a verdade, não faz parte da linha editorial do jornal e de muitos outros veículos de comunicação aqui do Amapá.
O jornal, por exemplo, não informa em sua matéria que em 2010 o Gabinete do governador, onde constam as informações de consumo de alimento, entre outros, foram gastos R$ 3.878.687,00, enquanto em 2011, já na atual gestão, o valor foi de R$ 2.029.385,00, com uma economia aos cofres públicos de R$ 1.849.302,00.
O jornal não revelou também que no ítem ‘material de consumo’, em 2010 foram gastos R$ 706.310,00, enquanto no atual governo o valor, em 2011, foi de 447.086,00, gerando uma economia de R$ 250 mil.
O Portal da Transparência (http://www.transparencia.ap.gov.br/) finalmente cumpre seu papel. Ele foi criado justamente para que a imprensa e sociedade fiscalizem o poder público e denunciem todas as irregularidades, por que foi o silêncio do passado que levou dois ex-governadores e várias autoridades para a cadeia. No entanto, é preciso denunciar com responsabilidade. (Kelson Vaz)
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