segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

CEA esclarece sobre falta de energia ocorrida antes do Natal

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) esclarece que os problemas de falta de energia que antecederam o Natal foram causados pela falta de chuvas, que fez com que o nível do rio Araguari baixasse e a Eletronorte desligasse a Hidrelétrica Coaracy Nunes.

Ao contrário dos anos anteriores, quando a própria Eletronorte garantia o provimento de mais energia para o período de estiagem, esse ano foram os técnicos da CEA que elaboraram uma solução para evitar que o apagão se prolongasse durante o natal.

Pela primeira vez na história, a CEA está cuidando da geração de energia para todo o Estado, antes função exclusiva da Eletronorte. Numa iniciativa inédita, o governo do Estado se antecipou ao problema no início do ano, quando solicitou autorização ao Ministério de Minas e Energias (MME) para contratar mais energia para o Amapá.

A contratação foi efetivada pela CEA em agosto, via Pregão Eletrônico, com a empresa Aggreko para gerar os 47MW necessários para suprir a carência de uma demanda crescente de 10% ao ano.

Na sexta-feira, 23, a CEA colocou para funcionar a Usina Termelétrica Santana II, gerando 24MW de energia elétrica adicionais ao Sistema Estadual até então mantido apenas pelas usinas da Eletronorte. A geração adicional vem ajudar a resolver o problema de falta de energia enfrentado pela população devido ao colapso do sistema da Eletronorte e garante a geração de energia necessária para instalação de novos empreendimentos no Amapá.

Ainda não está descartado que ocorram mais quedas de energia, pois durante a semana serão feitos os testes para geração de mais 23MW, concluindo até o final da semana a operação na nova Usina, que tem capacidade instalada de 47MW. (Gilvana Santos/CEA)

Nenhum comentário: