sábado, 3 de dezembro de 2011

Periscópio - Impressões da posse de Capi

Um dos acontecimentos mais importantes para os amapaenses nesse segundo semestre, sem dúvida, foi a posse do senador João Capiberibe, que ocorreu no último dia 29/11. O mandato socialista fortalece a luta pela recuperação do estado, que foi deixado na bancarrota pelo grupo criminoso que governou o Amapá de 2003 a 2010.

O dedo na ferida - Durante 11 meses do novo governo de Camilo Capiberibe, observou-se a ausência de uma voz, que pudesse usar a tribuna do Senado para tocar no problema deixado pelo governo passado que saqueou os cofres públicos do Estado. João Capiberibe até agora foi único que corajosamente e de forma sutil disse que o endividamento financeiro e ético do Amapá é de responsabilidade da organização criminosa denominada “harmonia”, da qual Sarney foi aliado.

O reconhecimento de Randolfe -Talvez, Capi tenha sido umas das poucas lideranças políticas do Amapá que conseguiu manter-se viva durante mais de duas décadas, após a redemocratização do país. O senador socialista foi prefeito, governador por duas vezes e senador. Ajudou a formar muitas lideranças, dando-lhes oportunidade de crescimento político. Tal falo foi reconhecido pelo jovem senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) em seu aparte, onde fez questão de lembrar a oportunidade dada por Capi ao lhe convidar para assumir o cargo Assessor de Juventude no governo do PDSA. A experiência institucional lhe projetou, servindo de trampolim para se eleger deputado estadual pelo PT.

O reconhecimento do PDSA - Em todos os apartes dos senadores no dia da posse de Capi, observou-se a alusão política ao Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá (PDSA), projeto idealizado no governo do PSB de 1994 a 1998. Ficou bem claro nas falas de Marinor Brito (PSOL), Rodrigo Rollemberg (PSB), Randolfe Rodrigues  (PSOL), Valadares (PSB) e outros, que Capiberibe foi um dos governantes pioneiros da discussão da sustentabilidade na Amazônia e no Brasil.

A lei que está mudando o Brasil - A unanimidade de todos os senadores, jornalistas, adversários e público presente, foi o reconhecimento de que a Leia Complementar 131, batizada de Lei Capiberibe é um instrumento importante de combate a corrupção e tem na pessoa de João Capiberibe seu ferrenho e intransigente defensor em todo o país.

Sarney teve medo de ser vaiado - Como bem lembrou em seu twitter a jornalista da Globo News, Cristiana Lobo, Sarney deu posse ao seu principal adversário político no Amapá. João Capiberibe foi empossado sob gritos de “Capi guerreiro do povo brasileiro”. Isso seria normal, mas pelo Regimento Interno do Senado é proibida manifestação das galerias. Em outros momentos, o coronel poderia usar seu poder e mandar a Polícia do Senado retirar os militantes e simpatizantes que estavam na posse. Talvez o coronel ficou com receios de um “Fora Sarney”!

Nenhum comentário: