domingo, 18 de dezembro de 2011

Laranjal do Jari completa 24 anos e comemora avanços sociais

Euricélia Cardoso emocionou mães do Bolsa Família durante homenagem do aniversário da cidade

Neste sábado, 17, o município de Laranjal do Jari completou 24 anos desde que foi criado em 17 de dezembro de 1987, por meio da lei federal n.º 7.639, que o desmembrou do município de Mazagão. Tendo suas origens ligadas a episódios da história de colonização do rio Jari e influências socioeconômicas decorrentes da implantação e funcionamento do Projeto Jari Florestal, o município desponta como uma das alternativas de crescimento econômico do Amapá, agora com a construção da Hidrelétrica de Santo Antônio.
 
Apesar de contar com um arsenal turístico invejável, o município ainda hoje convive com situações contraditórias devido à ocupação desordenada e a ausência de planejamento urbano nos primeiros anos de fundação da antiga Vila, o que ocasionou o surgimento de conglomerados de palafitas, sinônimo de pobreza e preconceito social. O sonho de emprego atraiu pessoas de outras regiões do país que vieram habitar Laranjal do Jari, embalados pelo sonho do projeto empresarial do norte-americano Daniel Ludwig.
 
O atual quadro de exclusão social começa a mudar a partir da implantação de políticas sociais e de geração de emprego e renda. Um dos artífices da atual gestão municipal foi inserir o município em programas do governo federal como é o caso da Bolsa Família. 
 
“Quando eu assumi a prefeitura em 2005, cerca de 300 famílias eram assistidas pelo programa Bolsa Família. Nós conseguimos mudar essa realidade e hoje contamos com quase 5.000 famílias cadastradas junto ao governo federal, recebendo o benefício e contribuindo para fomento da economia local”, avalia a prefeita Euricélia Cardoso que está no seu sétimo ano de mandato.
 
A atual gestora vem recebendo elogios pelos avanços obtidos nos últimos anos, mas destaca que ainda há muita coisa para ser feita para superar o atual paradigma social do município. Um dos elogios foi feito pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL) que recentemente visitou a região e prometeu ajudar o Vale do Jari com emendas federais.
 
Randolfe Rodrigues elogiou a belíssima obra do Centro de Fisioterapia da cidade construído pela atual gestão e disse que ficou impressionado com a estrutura do local que chega a ser melhor que outros centros do Amapá e da região norte. 
 
Pela cidade há diversas obras tocadas pela prefeitura e pelo Governo do Estado, visando à ampliação do sistema de água, saneamento básico e assistência básica à saúde dos munícipes.
 
No sábado, dia do aniversário da cidade foi inaugurada uma das melhores Unidades Básica de Saúde da região do Vale do Jari, que beneficiará a comunidade da Vila da Padaria, localizada na zona rural do município. Além da UBS construída pela prefeitura, o Governo do Estado retomou a obra de reforma e ampliação do Hospital Estadual de Laranjal do Jari. Os diversos investimentos devem ajudar na melhoria da saúde pública da população laranjalense.
 
Uma das obras que merece destaque é a construção do Instituto Federal do Amapá (IFAP), que se encontra em fase de conclusão. A obra possui uma grande estrutura física e deverá atender a formação da população local com cursos técnicos e profissionalizantes, suprindo a demanda da região do Vale do Jari.

Nenhum comentário: