terça-feira, 23 de outubro de 2012

Resultado da pesquisa Ibope e outros dados não divulgados pela TV Amapá

Fonte: site do Ibope
 
A primeira pesquisa IBOPE Inteligência feita em parceria com a Rede Amazônica sobre as intenções de voto em Macapá após o início do segundo turno, realizada entre os dias 20 e 22 de outubro, mostra o candidato Roberto (PDT) com 45% das intenções de voto, contra 41% das menções para Clécio (PSOL). Embora o candidato do PDT esteja numericamente à frente, os candidatos encontram-se em empate técnico a considerar a margem de erro da pesquisa.

Aqueles que pretendem votar em branco ou anular o voto somam 6%, enquanto 8% estão indecisos ou não respondem.
 
Votos válidos
Sem contar as menções a voto em branco ou nulo e aqueles que se declaram indecisos, ou seja, considerando somente os votos válidos, Roberto tem 52% das intenções de voto, ante 48% para Clécio.

Destaques por segmentos

Observando os diversos segmentos da pesquisa, observa-se uma uniformidade da intenção de voto para Roberto, sendo o único segmento onde o candidato se destaca é o de eleitores com rendimento de até 1 salário mínimo (que fica com 50% das menções). Neste mesmo segmento, Clécio tem o mais baixo desempenho – 36% neste grupo. Já entre aqueles com ensino superior, o candidato do PSOL tem 49%.

Espontânea

Quando não é apresentado disco com o nome dos candidatos, Roberto é mencionado por 47% dos eleitores. Já Clécio é lembrado espontaneamente por 38% dos respondentes, enquanto outros 8% declaram-se indecisos e 7% pretendem votar em branco ou anular o voto.

Decisão de voto

Questionados se o voto declarado é definitivo ou se ainda pode mudar, 83% dos eleitores dizem estar certos de sua decisão, enquanto 12% afirmam que ainda pode mudar até o dia do pleito. Quando observada a decisão de voto entre aqueles que citaram um candidato, a certeza do voto ainda é maior: 91% daqueles que pretendem votar em Clécio dizem que a escolha é definitiva (contra 9% que dizem que pode mudar). Já entre os eleitores de Roberto, 88% estão decididos. Outros 10% dizem que podem mudar o voto.

Expectativa de vitória

Independente do voto que tenham declarado, 52% dos eleitores do município dizem que Roberto será vencedor do pleito, enquanto outros 38% afirmam que Clécio será o novo Prefeito de Macapá. Não sabem, ou não respondem, totalizam 10% dos eleitores.

Avaliação da administração municipal

A administração do prefeito Roberto Góes é avaliada positivamente (ótima ou boa) por 37% dos eleitores, contra 32% que avaliam-na como regular. Aqueles que dizem ser ruim ou péssima totalizam 29%.

A forma como o prefeito vem administrando a cidade é desaprovada por 50% dos eleitores, e aprovada por 46%.

Avaliação da administração estadual e federal

O Governador Camilo Capiberibe tem sua administração considerada ruim ou péssima por 37% dos eleitores da capital do Amapá, enquanto 30% consideram-na regular e outros 30% dizem ser boa ou ótima.

Já a Presidente Dilma Roussef tem sua administração avaliada como ótima ou boa por 73% dos respondentes, ante 20% que dizem ser regular e outros 5% que avaliam como ruim ou péssima.

Nenhum comentário: