quinta-feira, 11 de outubro de 2012

PRB declara 'neutralidade' no 2º turno das eleições em SP

Paulo Toledo Piza
Do G1 SP
 
O pastor Marcos Pereira, presidente nacional do PRB, anunciou na tarde desta quarta-feira (10) que o partido ficará neutro na disputa do segundo turno em São Paulo. O candidato do PRB na capital paulista, Celso Russomanno, que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, estava presente no anúncio, ocorrido em comitê na região dos Jardins.
 
Russomanno também disse, durante entrevista coletiva, que não irá declarar apoio a nenhum dos dois candidatos na disputa, Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB). Ele afirmou que tomou a decisão por causa da "baixaria na eleição". “O eleitor decidiu votar em nós porque não queria votar nem no Serra nem no Haddad. Por respeito ao nosso eleitor, decidimos pela neutralidade."
 
Marcos Pereira disse não acreditar que a decisão irá influenciar no relacionamento com o governo federal, já que o partido é da base aliada da presidente Dilma Rousseff. “Não dizem que o que acontece em Vegas, stay [fica] em [Las] Vegas? O que acontece em São Paulo, stay em São Paulo. O que acontece em São Paulo não afeta, quero crer nisso.”
 
Ele acrescentou que a presidente chegou a pedir que o partido mantivesse o alinhamento da base do governo. Questionado se a decisão pela neutralidade poderia levar à perda do cargo do ministro da Pesca, Marcelo Crivella, o presidente nacional do partido respondeu: "Ele volta ao Senado e a vida continua".
 
Russomanno pediu que os eleitores que votaram nele também se mantenham neutros em caso de ataques entre o petista e o tucano na campanha do segundo turno. "Eu peço aos nossos eleitores que, se houver baixaria outra vez, que eles façam um protesto e fiquem neutros também." O PTdoB também declarou neutralidade e outros três partidos que participaram da coligação de Russomanno, PTN, PHS e PRP, ainda não definiram eventuais apoios.
 
PTB
O PTB, que fazia parte da coligação com Russomanno, declarou que irá apoiar Serra. O anúncio oficial será feito nesta quinta-feira (11), às 10h30, na sede do partido, na Avenida Nove de Julho, na região central da cidade.
 
O acordo foi feito pelo presidente do PTB, o deputado estadual Campos Machado, com o governador Geraldo Alckmin. Segundo o partido, o governador e o candidato José Serra estarão presentes no anúncio.

Nenhum comentário: