segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Manchete da Folha: Haddad é eleito, e PT volta a comandar SP após oito anos

Fabio Braga/Folhapress
Observado por aliados e pelos filhos, Haddad beija a mulher, Ana Estela

FOLHA DE SÃO PAULO
O PT voltará a administrar São Paulo, oito anos depois de perder o controle político da maior cidade do país. O ex-ministro da Educação Fernando Haddad, 49, foi eleito ontem o oitavo prefeito da capital desde a redemocratização do país. Ele recebeu 3,4 milhões de votos, o equivalente a 55,6% dos votos válidos.
 
Haddad venceu no segundo turno o ex-governador paulista José Serra (PSDB), 70, que desalojara o PT em 2004 ao derrotar a então prefeita Marta Suplicy, que concorria à reeleição. Serra recebeu 44,4% dos votos, votação inferior à que ele obteve na cidade em 2010, quando disputou a Presidência da República e perdeu.
 
A vitória de Haddad representa um triunfo para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que impôs o nome de seu ex-ministro ao partido e fez de sua campanha um esforço para renovar o PT no ano em que o partido se viu acuado pelo julgamento do mensalão.
 
Haddad sofreu resistências do PT no início e chegou a ser boicotado por Marta, que ficou contrariada com a escolha de Lula. Ao discursar após a confirmação da sua vitória, Haddad reconheceu que não teria sido eleito sem o apoio de Lula e disse que sua missão será "derrubar o muro que separa a cidade rica da cidade pobre". Ele assumirá a prefeitura no dia 1º de janeiro.
 
O petista irá hoje a Brasília para se encontrar com a presidente Dilma Rousseff. Ela quer discutir com ele a renegociação da elevada dívida do município, que impede a cidade de contrair empréstimos e investir.
 
A derrota de Serra o enfraquece em sua disputa interna com o senador mineiro Aécio Neves, cotado para ser o candidato dos tucanos à Presidência nas eleições de 2014. Ao reconhecer a derrota, Serra desejou boa sorte a Haddad e disse esperar que a volta do PT à administração da cidade não provoque "retrocesso".
 
Apesar da derrota em São Paulo, dois políticos com imagem fortemente associada ao antilulismo saíram vitoriosos das urnas: o deputado federal ACM Neto (DEM) venceu em Salvador e o ex-senador Arthur Virgílio (PSDB) em Manaus. Lula e Dilma subiram no palanque dos candidatos derrotados nas duas capitais.
 
O PT venceu em São Paulo, mas as eleições deste ano dividiram o poder nas capitais e nas maiores cidades do país entre um número maior de partidos. Depois das eleições de 2008, as 85 maiores cidades do país passaram a ser governadas por 11 partidos. A partir de janeiro, 16 partidos irão governar essas cidades.

Nenhum comentário: