sábado, 9 de junho de 2012

Hospital da Criança passa por adequações físicas para garantir atendimento mais humanizado

Com o objetivo de ampliar os serviços de atendimento à população infanto-juvenil, o Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) continua com as adequações físicas no prédio para garantir a abertura de novos leitos e concluir o serviço de climatização de toda a unidade.
Em duas semanas já foram abertas três novas enfermarias com 18 novos leitos no bloco B do HCA. Até o final da próxima semana serão abertos mais 13 leitos, contabilizando 31 novos leitos dentro do HCA. Os leitos serão ocupados prioritariamente por crianças de 29 dias a 12 anos transferidas do Pronto Atendimento Infantil (PAI) para o Hospital da Criança.

A diretora do hospital, enfermeira obstetra Olinda Consuelo Lima Araújo, antecipou que os novos leitos serão distribuídos em quatro novas enfermarias que vão funcionar no setor administrativo do HCA. "A sala da direção também foi transformada em enfermaria para que nenhuma criança doente fique sem atendimento médico".
Outra medida adotada foi o investimento na climatização do hospital. A diretora Olinda Consuelo diz que todo o espaço está sendo climatizado. "O serviço de revitalização da rede elétrica e de instalação de novas centrais de ar-condicionado está em fase de conclusão, também previsto para ser entregue".
Olinda ressaltou que atualmente o HCA dispõe de 100 leitos, ganhou mais 18 recentemente e até a próxima semana chegará a 131 leitos.
Olinda explicou a diferença entre os atendimentos disponíveis no PAI e HCA. O Pronto Atendimento Infantil, diz ela, atende casos de urgência e emergência envolvendo crianças de 29 dias a 12 anos de idade. Recentemente, o PAI adotou a chamada classificação de risco, que avalia a prioridade de atendimento dispensado a cada criança.
O sistema funciona dessa maneira: classificação vermelho (risco de morte), onde o atendimento é imediato com prioridade absoluta para essa criança; amarelo (médio-risco), com tempo de espera para atendimento médico que varia de 30 a 60 minutos; e classificação verde e azul (consultório e consulta), onde o tempo para atendimento pode chegar até a 120 minutos. Enquanto que o HCA atende pacientes de 29 dias a 18 anos de idade em situações de média e alta complexidade.
As melhorias estabelecidas no HCA resultam da visita de inspeção recente feita pelo governador do Amapá, Camilo Capiberibe, nos corredores do PAI, que, em seguida, determinou as readequações dos espaços físicos para que crianças atendidas pelos corredores fossem transferidas para as enfermarias. "A determinação foi desafogar esse fluxo de atendimento no PAI, permitindo atendimento humanizado a todas as crianças que atendemos aqui", explicou a diretora. (Edy Wilson Silva/Sesa)

Nenhum comentário: