quarta-feira, 27 de junho de 2012

Avanço: Hospital da Criança e do Adolescente tem novos leitos e enfermarias climatizadas

A alternativa para amenizar a situação enfrentada por quem precisa de atendimento no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) começou a ser realidade desde esta terça-feira, 26. O governador Camilo Capiberibe visitou novamente o hospital para verificar o avanço no atendimento e, junto com pais e funcionários, confirmou as mudanças.

Estão em funcionamento novos leitos e enfermarias que foram adaptadas e novos profissionais foram contratados. As medidas emergenciais atendem aos anseios da população diante do atendimento incerto no HCA, fato constatado pelo próprio governador durante visita anterior.

Situação precária
A obra emergencial foi essencial para que as crianças e acompanhantes deixassem de ser atendidas nos corredores, o que vinha acontecendo há mais de oito anos. A maior causa do atendimento precário nos hospitais estaduais é a inércia do serviço municipal de saúde, que deixa de dar o atendimento básico, sobrecarregando o Estado, responsável pelos serviços de urgência, emergência e especialidades. Há algumas semanas, durante uma visita, pacientes denunciaram casos de serem encaminhados dos postos de saúde para os hospitais da rede estadual.

O que foi feito
Foram investidos R$ 306 mil. Com esse recurso, a Secretaria de Infraestrutura transferiu o setor administrativo para outro anexo e o transformou em sete enfermarias, todas climatizadas, pintadas e com banheiros também adaptados. As instalações elétricas e hidráulicas foram reformadas, assim como a rede de nitrogênio e oxigênio. Agora são 29 enfermarias com 131 leitos. Foram contratados emergencialmente 63 novos profissionais, sendo que destes, 47 são técnicos em enfermagem e 16 enfermeiros.

No futuro
O governador Camilo Capiberibe anunciou que os projetos que irão resolver definitivamente os problemas no HCA começam a sair do papel com o PROAMAPÁ. De acordo com suas informações, os processos licitatórios estão em andamento e têm garantidos R$ 17,5 milhões para benefícios como mais 85 leitos e ampliação de outros serviços como de UTI e de número de salas de cirurgia. Está confirmado que até o mês de julho o HCA terá disponíveis 32 cadeiras acolchoadas para acompanhante e 10 mini-camas.

"Essa ação faz parte do plano emergencial que ganhou força com o PROAMAPÁ. Foi necessário para tirar crianças do corredor e dar tratamento humano, não é uma obra definitiva, mas é um avanço emergencial. A obra definitiva está em andamento, vamos devolver a dignidade e cidadania ao povo", assegurou o governador.

Ele afirmou que com a inauguração dos hospitais de Oiapoque e Santana, e os de Macapá reformados e ampliados, a capacidade de atendimento vai dobrar e a maior obra na área de saúde dos últimos 30 anos vai dar o retorno positivo para a sociedade. (Mariléia Maciel/Secom)

Nenhum comentário: