quinta-feira, 14 de junho de 2012

Senador Capiberibe lançará rádio web e cartilhas sobre transparência

Por Aline Guedes
Nesta terça-feira, 12, o senador João Capiberibe (PSB/AP) reuniu a equipe de seus gabinetes localizados em Brasília (DF) e em Macapá (AP), por meio de videoconferência, diretamente do Interlegis. O objetivo da reunião foi apresentar desdobramentos da visita do parlamentar à Itália, na semana passada, quando foi condecorado com menção honrosa na entrega do Prêmio Nacional de Ecologia "Verde Ambiente 2012”, em destaque por sua militância na área socioambiental.

O senador viajou acompanhado da deputada Janete Capiberibe, a convite do senador italiano Guido Pollice, membro da Green Cross Itália e presidente da associação ambientalista italiana Verdi Ambiente e Società (VAS). Ali, ficou acertado um intercâmbio entre agricultores familiares amapaenses e italianos, bem como aposentados e pessoas que queiram iniciar uma nova atividade econômica, nos padrões de uma comunidade sustentável.

A iniciativa deverá ser contemplada com recursos do Fundo da União Europeia, porque o Amapá faz fronteira com a Guiana Francesa. O prefeito de Sorrento, Giuseppe Cuomo, também ficou interessado na realização da parceria, dadas as características turísticas, tanto daquela cidade italiana, quanto do Amapá.

“Os debates mostraram que é possível haver uma cooperação entre as comunidades brasileiras e europeias, unindo saberes e proporcionando a troca de conhecimentos, para a construção de um novo processo de desenvolvimento, a partir de ideias socioambientais” – ressaltou.

Lei da Transparência
João Capiberibe constatou que a Itália não tem perspectivas de aprovar leis nos moldes das leis brasileiras, como a da Transparência. Ele observou que está em discussão no Parlamento italiano um documento semelhante à Lei de Acesso à Informação, mas sem contemplar os gastos públicos.

“Observo que nós, mesmo tendo avançado muito, ainda precisamos continuar agindo para que estas leis aprovadas continuem sendo úteis. Trata-se de um trabalho permanente junto à sociedade, para o efetivo exercício do controle social” – preocupa-se.

A equipe do senador está elaborando uma série de cartilhas explicativas sobra a Lei de Acesso à Informação, à Lei Complementar 131 (Transparência) e outras, com ilustrações e linguagem acessível, para serem distribuídas em escolas, bibliotecas e órgãos públicos. “Voltei convencido de que precisamos avançar no sentido de estimular a sociedade a buscar o controle social. Se não nos mobilizarmos, todo o nosso esforço terá sido inútil” – afirmou.

Rádio Web
O senador João Capiberibe lançará em breve a “Rádio Web Meio do Mundo”. O veículo levará notícias, entrevistas e músicas aos ouvintes, 24 horas por dia. Será a primeira rádio interativa do Norte do País e a previsão é de que seja inaugurada até o fim de junho.

Nenhum comentário: