terça-feira, 19 de junho de 2012

Deputada Janete valoriza participação da sociedade na Rio+20

Uma das integrantes da delegação brasileira à Rio+20, a deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) está otimista com a participação da sociedade organizada na formulação e proposição de comportamentos e políticas para o desenvolvimento sustentável.
“A participação da sociedade civil, tanto nos eventos oficiais, por meio dos Diálogos, quanto nos chamados eventos paralelos, que traduzem verdadeiramente o pensamento da sociedade civil organizada, resultam numa massa crítica muito forte que, com certeza, promove mudanças pontuais e locais que influenciam no conjunto da organização social e nas mudanças políticas para uma sociedade menos desigual, mais justa e que faça uso das riquezas naturais sem acabar com elas”.
Vanguarda – A deputada Janete faz questão de destacar que as diretrizes da Rio92, somadas às experiências suas e do senador João Capiberibe no Chile, Canadá, Moçambique – durante o exílio forçado pela ditadura militar – Pernambuco e Acre, foram fundamentais para formatar o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Amapá - PDSA, vanguarda como política de governo naquele estado, entre 1995 a 2002.
“O mundo procura uma experiência parecida com a que tivemos no Amapá, durante oito anos. Claro que é preciso respeitar as peculiaridades de cada local ou região, as diferenças ambientais e culturais, por exemplo, mas o Amapá é a prova de que é possível ter desenvolvimento com sustentabilidade, incluindo todos os segmentos sociais, reduzindo a desigualdade e preservando o meio ambiente. Aqueles foram os anos que o Amapá teve os melhores indicadores de desenvolvimento humano. Esse desempenho está sendo retomado desde o ano passado, quando o governador Camilo assumiu o governo e ganha mais importância com a Rio+20”, enfatiza.
“O grande erro do chamado desenvolvimento, hoje, é pensar que todo mundo é igual. Esse comportamento gera destruição, desigualdade e pobreza”, critica.
Além do Riocentro, onde ocorre a alta cúpula da Rio+20, a deputada Janete esteve na Cúpula Mundial de Legisladores e na Cúpula dos Povos – onde encontrou-se com lideranças indígenas e representantes do povo africano saharaui, que busca o fim da opressão e o reconhecimento como Estado independente – e frequentou a Arena Socioambiental.
No stand da organização ambiental Green Peace, a socialista reafirmou seu compromisso com o desmatamento zero e lembrou que este é também o compromisso do governador Camilo, do Amapá. No Píer Mauá acontece uma exposição de ciência e tecnologia e a deputada visitou o galpão da FINEP, especialmente, os stands da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste – SUDECO, dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Integração Nacional.

Nenhum comentário: