Devido à época de chuvas e mudanças de clima, aumenta o número de pacientes no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) vítimas de complicações respiratórias. Somente nos dois primeiros meses de 2011, a unidade hospitalar atendeu 7.793 crianças com esse tipo de complicação. Este ano, o número já é de 4.479.
Os casos mais atendidos foram relacionados à gripe, crise asmática, broncoespasmo, asma e pneumonia. A equipe de profissionais do HCA está preparada para um eventual aumento no atendimento.
Segundo a diretora do Hospital da Criança, Olinda Consuelo, o inverno é o principal causador dessas complicações. "No ano passado, tivemos um número significativo de crianças com problemas respiratórios, e este ano não será diferente. Nosso trabalho está redobrado, mas, estamos realizando com eficiência e atendendo todas as demandas", explica a diretora.
Outro problema que surge no período chuvoso no Estado é o atendimento realizado pelo Pronto Atendimento Infantil (PAI). "Os atendimentos que poderiam ser feitos pelas Unidades Básicas de Saúde do município estão sendo feitos pelo PAI. Algumas mães levam seus filhos apenas para consultas rotineiras, sendo que o Pronto Atendimento surgiu para atender urgência e emergência".(Alieneu Pinheiro/Sesa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário