terça-feira, 27 de março de 2012

Camilo propõe a criação do PAC das Florestas para Amazônia

Durante o Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, realizado nesta segunda-feira, 26, em Belém, o governador do Amapá, Camilo Capiberibe, propôs a criação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Florestas para os Estados da Amazônia

De acordo com a proposta do governador do Amapá, o PAC das Florestas atenderia as demandas específicas da região, como regularização fundiária e implementação de políticas voltadas para fomento à produção sustentável "O PAC das Florestas vai ajudar os governos regionais a resolver os gargalos econômicos, sociais e ambientais", explicou o governador.


O governador Camilo disse ainda que o Amapá tem 73% das áreas protegidas e o Estado precisa ter clareza da política de compensação. "Criaram em 2002 o Parque do Tumucumaque, falou-se em compensações e até hoje não vieram", disse o governador.

A ideia do governador do Amapá é inserir a proposta na Carta da Amazônia, a ser apresentada à presidenta Dilma Rousseff, durante as conferências da Rio + 20, marcada para o período de 13 a 22 de junho, no Estado do Rio de Janeiro.

Participam do encontro os governadores Simão Jatene (Pará); Camilo Capiberibe (Amapá); Tião Viana (Acre); Omar Aziz (Amazonas); José Anchieta Júnior (Roraima); Siqueira Campos (Tocantins); e Silval Barbosa (Mato Grosso). Os estados de Rondônia e Maranhão estão representados pelos seus vice-governadores, Airton Pedro Gurgacz e Washington Luís, respectivamente.

Nenhum comentário: