quinta-feira, 1 de março de 2012

Amapá e Bahia assinam termo de cooperação técnica

A assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre as Secretarias de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia (Seagri) aconteceu nesta quarta-feira, 29, no auditório da SDR.

O termo está sendo firmado entre todos os estado do Norte do Brasil e visa discutir as ações de defesa vegetal nos diversos estados brasileiro. O objetivo é ampliar as fiscalizações em torno das áreas de fronteiras, na tentativa de impedir ou retardar a entrada e proliferação de pragas que possam afetar as produções agrícolas.

Para o secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, a busca de informações e a ação conjunta poderão impedir que situações como a vivida pelos produtores baianos se repitam em outros estados.

"Recentemente, a Bahia passou por uma situação muito grave, que gerou perda na produção e desemprego para centenas de trabalhadores rurais, quando a produção de cacau foi afetada por uma praga que devastou toda a produção cacaueira da região. Com este termo de cooperação, buscaremos junto ao Ministério da Agricultura firmar convênios na busca de recursos efetivos para que se possa ter um controle sanitário bem maior e eficaz dentro do Estado", declara Salles.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, José Roberto Pantoja, a participação do Amapá nesta ação representa um passo muito importante, não apenas para o controle das pragas que hoje atingem a produção agrícola local, como a mosca da carambola, mas também para reforçar as políticas públicas existente no Estado, principalmente no que diz respeito às fiscalizações de entrada e saída destes produtos na região.

"Com a assinatura do termo, buscamos a curto e longo prazo controlarmos esta situação, além de implantar sistemas de fiscalização mais efetivas e que possam retardar a entrada das mesmas e de novas pragas em nossa região", afirma José Roberto.

Nenhum comentário: