sábado, 24 de março de 2012

Ana de Hollanda afirma que distância entre o Amapá e Brasília ficará menor

O Fórum Intermunicipal de Cultura do Amapá foi aberto nesta sexta-feira (23) com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e do governador do Estado, Camilo Capiberibe

A ministra veio acompanhada do presidente da Biblioteca Nacional, Galeno Amorim e dos secretários João Roberto Peixe, de Articulação Institucional e Márcia Rollemberg, da Diversidade Cultural.

- Eu precisava vir aqui para estabelecer diálogo e discutir política cultural de forma articulada. O Norte não pode se restringir ao Pará e Amazonas. Estou aqui para conhecer a identidade desse povo. Sei que hoje há desequilíbrio de investimentos por causa da distância do Amapá, mas estamos aqui para corrigir distorções, falou a ministra Ana de Hollanda.


O secretário de Estado da Cultura, Zé Miguel, afirmou que o Amapá vive um momento de crescimento cultural com a realização do Fórum Intermunicipal de Cultura. O evento está reunindo representantes de dez municípios e dois prefeitos, Euricélia Cardoso, de Laranjal do Jari, e João Carlos, de Mazagão.

O Fórum, que está sendo coordenado pela Secretaria de Cultura do Amapá, é uma oportunidade para que os gestores discutam cultura de forma que os anseios, projetos e dificuldades de cada município estejam no planejamento da Secult e tenham mais possibilidades de serem inseridas nas pautas do Governo Federal.

O governador Camilo Capiberibe disse que a decisão da ministra em vir ao Amapá, se alinha com a política de inclusão cultural proposta pelo governo, inserindo a realização do Fórum.

"Vou garantir acesso a programas e editais para quem faz e preserva a cultura no Amapá. As disputas por espaço e recurso devem ser igualadas, todos com chances de apoio. O Fórum vai nivelar produtores de todo o Amapá por meio de capacitação para que concorram igualmente, inclusive em disputas nacionais", afirmou o governador.

Nenhum comentário: