quinta-feira, 22 de março de 2012

POUCAS & BOAS - Rup Silva

CARA A CARA COM O INIMIGO… O presidente da CAESA Ruy Smith, cujo trabalho vem sendo muito elogiado dentro e fora do governo e o Advogado da empresa Evandro Pingarilho, não aguentaram as críticas mentirosas veiculadas pelas emissoras dos Borges e foram de corpo presente encarar os inimigos nos estúdios da TV Tucuju.

Na oportunidade não só desmentiram Reginaldo Borges, chamado de mentiroso, como ouviram o que nunca imaginaram ouvir, além de saberem que deverão responder processo na justiça. Essa é uma boa tática. Nesse episódio Ruy agiu em defesa de sua honra enxovalhada por quem tem moral duvidosa que se basearam em documentos sem assinatura para fazer suas denuncias. Não se trata de cerceamento do direito de informar como deverão argumentar.

PT CONTRA PT… A deputada Dalva não perde a chance de demonstrar seu incomodo com a posição que hoje ocupa no PT do Amapá, apesar de ser uma liderança reconhecida. Mesmo estando no governo atual, como esteve no do PDT/PP, vive espetando-o vez por outra em contraposição ao anterior de quem aceitava tudo caladinha. Esta condição lhe retira o crédito de cobrar situações como da SEINF, aliás explicada pelo MPF,  a que não faz nenhuma ressalva. A SEINF, como se sabe, é  dirigida pelo seu companheiro de partido, Joel Banhos[PT], seu adversário no PT.

A FAVOR DE SARNEY… Em meio a sua crise de identidade que precisa se definir, a deputada Dalva Gigueiredo demonstra sua sólida relação com Sarney que comanda uma reação antropofágica ao governo da “companheira” Dilma Rousseff, Presidenta do país e militante de seu partido. A defesa doentia que faz do senador maranhense é humilhante, como se ignorasse que o cargo que ocupa em nome do Amapá é mera formalidade cartorial. Sarney só esteve presente nos encontros que comprometeriam sua imagem junto ao povo “generoso” do Amapá.

Sarney, no caso CEA, que seu partido, infelizmente,  ajudou afundar, queria mesmo era implodir o governo Camilo e mudou de posição pela postura firme do governo e do senador Capiberibe. Não acredito que a mestra arguta e deputada federal de um partido que se considera ético, seja incapaz de fazer a leitura correta dos fatos que acontecem ao seu redor.

“PODRES CONTRATOS”… Dessa forma se expressou um político, quando perguntei, sobre a postura de Moises Souza no episódio da LMS, que segundo ele, queria trocar com o governo para lhe manter fidelidade, parte da onda desencadeada pela harmonia para atrapalhar o governo. Que são esses “contratos podres”?  São contratos, argumentou,  que vieram do governo passado, inteiramente lesivos a economia do Estado, geralmente superfaturados, resultado de fraudes licitatórias, agora em vias de vencer.

Isso vem provocando a reação de seus dirigentes, muitos deles “laranjas” de deputados estaduais, donos dessas empresas, garantidos até o momento por meio de liminares dados por magistrados do TJ, impedindo que o governador Camilo faça novas contratações de serviços fundamentais para a sociedade e a realização de obras do seu programa de governo.

SILÊNCIO, GILVAN FOI PRESO… Não fosse o blogueiro Heverson de Castro ninguém saberia da prisão do Gilvan Borges, na sede de seu “governo paralelo” para explicar sobre , segundo comentou, o sumiço de recursos da FUNASA, órgão federal dirigido por seus comandados do PMDB e familiares, que teriam desviado valores significativos que prejudicaram o atendimento médico das populações indígenas do Estado que acabou causando inúmeras mortes fato muito comentado pela mídia nacional. É a mesma turma que vive por aí fazendo o discurso da moralidade e quer voltar ao comando do Estado. Pode!?

SAIA JUSTA… Não sei se a Direção Nacional do PSOL vai conseguir se impor ao partido no Amapá. Vide a eleição de 2010, que elegeu Randolfe ao Senado nas asas da direita sob o protesto e proibição deste mesmo comando nacional. O Presidente do Partido, deputado Ivan Valente e o ex-Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, vem conversando com o PSB e seu líder senador Capiberibe. O certo é que mais uma vez, desta feita antecipando-se, a Direção Nacional trabalha para acomodar o PSOL no seu verdadeiro espaço, a esquerda. Afastando, assim, o fantasma indefectível do fisiologismo que macula a imagem do partido. A reunião de Brasilia do presidente nacional da sigla com o senador Capiberibe desarruma o quadro até então construído pelo PSOL, como sabemos. Se vingará, ninguém sabe. Até por que Randolfe, hoje, segundo se fala , é um soldado de Sarney que, de certa forma,  estabelece a linha de atuação do PSOL do Amapá.

O DELIRIO DO MOISES… É isso aí: Moises que ser governador! Nem que para isso estupre a Lei como reiteradas vezes tem feito para se manter a frente da ALAP. Seja se elegendo com a minoria dos votos, seja prorrogando seu mandato intempestivamente, tudo garantido por medidas judiciais. O sonho dos que amam essa terra vai no sentido contrário: expurgar, limpar o Amapá dos maus políticos que agridem a nossa consciência.

INDIO QUER ATENÇÃO, NÃO QUER APITO…Espetacular a organização dos Jogos Indígenas do Amapá, sob a chancela da Secretaria de Esporte comandada por Pingarilho e Ronaldo Miranda, exibido pela Band Sport. O governo faturou positivamente ao retomar uma festa suspensa durante o governo da harmonia que tinha, evidentemente, que se preocupar com outras coisas que não cuidar de índio. Ficou clara a satisfação dos silvícolas que agradeceram ao Governador Camilo que esteve na aldeia do Manga para prestigiar o evento. Bola cheia.

Nenhum comentário: