terça-feira, 6 de março de 2012

Operação "Mãos Limpas": João Capiberibe volta a cobrar resultado de operação da PF

O senador João Capiberibe (PSB-AP) cobrou nesta terça-feira (6) os resultados de uma operação contra a corrupção realizada em setembro de 2010 no Amapá. A ação da Polícia Federal, batizada de “Mãos Limpas”, resultou na prisão do então governador do estado, Pedro Paulo Dias (PP), e de outras 17 pessoas. A investigação tratava de denúncias de desvios de recursos federais em áreas como educação, saúde, segurança e assistência social.

Segundo Capiberibe, apesar da repercussão na imprensa nacional à época, desde então não houve anúncio de indiciados ou denunciados como resultado da operação.

"Preocupa-nos que uma operação de tamanha magnitude complete, no próximo dia 10, um ano e seis meses, ou seja, 18 meses sem que tenhamos notícia dos resultados", disse o senador.

Capiberibe comentou ainda que o volume de recursos que teriam sido desviados, informado inicialmente como R$ 300 milhões, passa de R$ 2 bilhões. De acordo com o parlamentar, o atual governo, que hoje é chefiado por seu filho Camilo Capiberibe (PSB), tem dificuldades para solucionar problemas financeiros que seriam decorrentes de fraudes, como a retenção ilegal de contribuições de servidores públicos do estado à previdência.

O senador classificou a questão da corrupção no país como “endêmica” e “instituição quase intocável”, mas convocou os colegas a levar a debate todos os casos de fraudes e desvios.

"O que nós queremos é que as instituições responsáveis, o Ministério Público que conduz as investigações e o STJ que é a instância que determinou as prisões, que nos tragam os resultados dessas apurações, que apresentem à sociedade as denúncias e que os responsáveis por esses crimes sejam punidos".

Da Agência Senado

Nenhum comentário: