quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Presidente do PT cancela sua vinda ao AP; petistas querem a vaga do Senado para o partido

Sérgio Santos | MZ

Em terras tucujus, o PT está cada vez mais distante do PMDB de SarneyNesta terça, 4, a direção do PT regional divulgou nota informando que o presidente nacional da legenda, Rui Falcão, cancelou sua vinda ao Amapá. Falcão está percorrendo os estados para acertar as coligações locais do partido em relação às eleições de 2014. Aqui, em terras tucujus, o PT está cada vez mais distante do PMDB de Sarney, parceiro nacional dos petistas.
Um fato que aconteceu no dia 1º, sábado, na cidade de Cutias, reforça o posicionamento do PT regional de se distanciar do PMDB nestas eleições, sobretudo da ala peemedebista comandada pelo senador Sarney.
Durante a posse da nova direção municipal, que contou com diversas lideranças do partido no Amapá, entre elas a vice-governadora Dora Nascimento, o deputado Joel Banha e o secretário de Segurança Pública, Marcos Roberto, a presidenta eleita, Alzirene Guimarães, defendeu apoio ao nome da vice-governadora Dora Nascimento para representar o PT na disputa por uma vaga ao Senado. "Chegou a hora de eleger a primeira mulher senadora do Amapá que se forjou e nasceu nessa terra", bradou a presidenta.
Outro fato que também pode ter contribuído para o cancelamento da agenda de Falcão foi o movimento criado nas redes sociais por militantes petistas contrários à aproximação do partido com o senador Sarney. Com o título 'O PT do Amapá não é refém do bigode', os petistas pretendiam dizer ao dirigente nacional que querem a vaga ao Senado para o partido e o total afastamento do senador pemedebista.
"Mandei fazer uma camisa com essa arte pra usar na sexta-feira no evento com o Rui Falcão e mostrar pra ele que o PT do Amapá não pode jamais apoiar o bigode para o Senado", afirmou Heverson Castro, um dos idealizadores do movimento.
Esse posicionamento firme da direção local somado ao movimento da militância petista contraria a aproximação como o PMDB nas eleições deste ano parece ter sido determinante para o cancelamento da vinda do dirigente nacional do PT ao Amapá. Os petistas que hoje que detêm a hegemonia do Diretório Estadual pertencem a grupos internos que não são alinhados aos grupos que dirigem o PT nacional. Impor qualquer posicionamento contrário ao que vem sendo construído no Estado poderia provocar um racha de difícil solução. Aparentemente, a solução encontrada pela direção nacional do partido, nesse caso, foi de priorizar os interesses petistas locais.

3 comentários:

Unknown disse...

Aqui no Amapá é assim, ninguém mais aceita o Sarney querendo mandar no estado. #ForaSarney

Unknown disse...

Pela primeira vez eu apoio o PT do AP, também não aceitaria me aliar ao Sarney.

Unknown disse...

Justamente, Fernanda! #ForaSarney Levantar essa rastegue junto cm vc.