terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Amapá receberá mais 22 médicos cubanos


Alieneu Pinheiro
Agência Amapá
 
O Governo Federal selecionou mais 22 médicos cubanos que serão encaminhados ao Amapá para se integrar aos outros profissionais que já se encontram no Estado. Os médicos, que fazem parte do programa Mais Médicos, atuarão no atendimento da atenção básica e a chegada deles está prevista para os dias 5 e 9 de março, data que poderá ser alterada pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Os 22 médicos serão distribuídos entre os municípios de Macapá, Santana, Ferreira Gomes, Cutias, Amapá, Calçoene e Tartarugalzinho. Entre a equipe, dois brasileiros foram destacados para o Amapá. "A maior parte dos profissionais é cubana, mas agora teremos três médicos brasileiros", explicou Maryanne Seabra, coordenadora do Mais Médicos no Estado.

Com a chegada dos novos profissionais, o Amapá contará com 93 médicos do programa federal. Segundo a coordenadora, esse número ainda não supre o pedido feito ao Ministério da Saúde. "Nossa necessidade era de 120 profissionais. Conseguimos o envio de 93 médicos e, agora, aguardamos que o MS nos encaminhe o quantitativo solicitado", comentou.

Maryanne esclareceu ainda que os médicos passarão por um momento de acolhimento, onde os profissionais têm acesso às diretrizes que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS), seus serviços, direitos e deveres. "Abordamos assuntos que tangem ao arranjo organizacional que dá suporte à efetivação da política de saúde no Brasil e que traduz em ação os princípios e diretrizes dessa política", completou.

Nenhum comentário: