terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

POUCAS & BOAS - Por Rup Silva

FALTA ALGUÉM. Aquela é uma foto histórica. Refiro-me a que foi tirada na volta de Moises e Edinho, no gabinete da presidência da ALAP. O povo bem poderia pega-la e afixar na porta de saída da casa , pelo lado de dentro, e olhasse bem para ela no dia da eleição para lembrar de quem não merece seu voto. Mas ali, naquele flagrante, falta alguém. A autoridade que permitiu aquela excrescência que não cabe num pais democrático que, por decisões dessa natureza,  alastra a impunidade. Quem é que falta ali? A resposta com o leitor.
O QUE FAZIA LÁ. Tinha uma figura na foto que causou minha estranheza pela sua conduta recente de integrado a cruzada pela moralização do Estado, o deputado Junior Favacho(PMDB). Acredito que sua presença, no entanto, se deve a obrigação de devolver o cargo que estava sob sua tutela desde que o pleno do TJAP decidiu pelo afastamento de Moises e Edinho.Ele  continua vice-presidente da instituição, com certeza não apoiava aquilo. Fora estão Joel Banha(PT), líder do governo, Jaci Amanajas (PPS) e Manoel Brasil ( PMM ? ).
SOB SUSPEIÇÃO. Sem dúvida é uma temeridade deixar nas mãos desse grupo os 150 milhões reservados pelo orçamento  de 2014 ( um absurdo por sinal !) , que tira recursos da sociedade para seguir por caminhos que todo mundo conhece. O retorno de ambos, uma decisão esdrúxula do Ministro Ricardo Levandovsky do STF, está sob recurso da Procuradoria Geral da República e deverá ser julgada pelo pleno da Suprema Corte.Quando? Só Deus sabe!
EM APUROS.É como se encontra nesse momento a família SARNEY,acuada por todos os lados. No Amapá, no Brasil e exterior. Enfim resolveram abrir o dossiê daquele que é tido como o ultimo patriarca e coronel nordestino da espécie, ainda vivo. Nem o grupo Roberto Marinho, seu aliado a vida inteira resistiu, e teve que desnudar a situação do Maranhão, meio século dominado pela família.Tudo pela indecorosa e  desumana situação do presídio maranhense que a GLOBO ainda tentou minimizar ao denunciar ser um problema verde amarelo.Não bastasse a crise  do governo Roseana,  a revista FORBES, a do ranking das fortunas do planeta, coloca SARNEY como dono de uma  das maiores do Planeta.Amealhada sem nunca ter produzido nada, ter uma fabrica,possuir uma padaria, pregar um prego , enfim, sem explorar qualquer atividade empresarial. Só ocupando cargos públicos importantes na velha e nova república.Pois é...
ENQUANTO ISSO...O presidente do PT,  Ruy Falcão,  deve visitar o Estado e,  pasmem, para conversar com a oposição , leia-se Waldez e Cia, segundo se comenta no sub mundo da política amapaense. Provavelmente  pressionado por essa figurinha do LULA que insiste em proteger Sarney, moribundo e com os dias contados no Amapá.Contrariando o que noticiou a imprensa do Sul, que colocou o Amapá como uma das unidades onde o PT marcharia de acordo com a base e com o PSB, apesar de Eduardo Campos.Vai bater de frente com algumas lideranças do partido no Estado que não vêem a mínima possibilidade de compor com essa gente que tanto mal causou ao Amapá.Seria uma incoerência que mancharia ainda mais a imagem do partido, já abalado pelo escândalo do mensalão. Como é que pode ?
NO ESTILO PSOL. Nada a ver o que afirmou a blogueira do PSOL, no site REPIQUETE, aparentemente indignada e presa a interesses menores,  que a obra do ramal do Bacabinha teve a sua importância diminuída, porque o povo resolveu homenagear o governador com  sua esfinge. Parte da invasão bárbara aos meios de comunicação do Amapá, infectado por gente despreparada e ignorante, a moça não se deu o trabalho de consultar o sentimento da comunidade e se deu mal . Muita gente me ligou desaprovando a atitude da blogueira do PSOL. Faz parte do script. Randolfe, que odeia tudo que não é espelho, avessocomo só a auto-promoção, PHD no assunto, e olhe só, candidato a Presidente do Brasil, junto com o prefeito Clécio,  que paga a moça, segundo falam, deveriam era lhe dar um puxão de orelha. Afinal, parte do trabalho desenvolvido por Clécio na PMM se deve ao governo do PSB , que ela insiste em fustigar impiedosamente e ignorar a obra de renascimento do Estado do Amapá.Mas como disse, faz parte do script, do arsenal do partido da solidariedade e liberdade.
À PROPÓSITO. O economista Carlos Chellala, outro expoente do psolismo local, guru de Clécio e Randolfe na área do planejamento e Finanças, lançado candidato do PSOL ao governo,  trazido a ribalta por João Capiberibe, de quem foi secretario de planejamento quando governou o estado, anda com um discurso esquisito. Esquecendo suas origens, não conhece mais os princípios do seu antigo partido, o avanço alcançados por Camilo, a limpeza ética e moral  do governo e  mais , o apoio dada ao companheiro Clécio em dois momentos cruciais: no segundo turno da eleição  a Prefeitura de Macapá e a ajuda importante e substancial no inicio de sua gestão, claudicante e complicado, que como gestor do grupo sabe com certeza. Estranhamente coloca sombra sobre o trabalho do atual governo, numa crítica velada, mas não aponta os erros nem fala de sua fórmula que , no seu entendimento, deve ser melhor do que CAMILO vem fazendo.É a cara do PSOL. Partido inconfiável e inflado de superegos, gente que se considera mais honesta, mais competente, e mais outros nobres predicados que sabemos não ser bem assim. Poderia ser o discurso do vereador Lima, cogitado também por Randolfe, expert sabe Deus em que, melhor que Camilo,  que por sorte não foi. Daí me pergunto: por que essa turma não sai do armário da esquerda e se assume logo!
O "BOLINHO" TUCUJU. Pra fazer justiça a primeira gestão da Confraria Tucujus, e as outras que se seguiram, corrijo a "Imperatriz" Telma Duarte, que dirige entidade e que impropriamente disse , ao falar da programação do aniversário da cidade, dia 4 de fevereiro, no programa Primeira Noticia na RDM, que mais uma vez ofertaria a população, entre outras coisas,  um bolo bem maior que o do primeiro ano da entidade, que fora de 3 metros. Não é verdade. Talvez por não ser fundadora da entidade, e nem  por isso deveria ignorar, o bolo oferecido naquele ano, na General Gurjão, lado do Teatro das Bacabeiras, ocupou o exato espaço entre as rua São Jose e Candido Mendes, tinha bem mais que os 3 metros aludidos pela presidente.Estranhei que o Humberto não tenha feito o reparo, pois ele sabe disso. Cadê a foto Meton!Mostra a foto Meton!!
MEDO DO HOMEM. Parece um caso de servilismo ou como diria Nelson Rodrigues, de complexo de vira-lata ou de colonizado, talvez.Mas alguém na UNIFAP, no alvorecer do século 21, proibiu a entrevista do jornalista João Silva na rádio da instituição. Ninguém ainda assumiu a censura. Sabe-se, no entanto, que o reitor José Tavares vinha reclamando do programa de Nezimar Borges, onde entrevistados teriam " falado mal " ( não seriam críticas, reitor?) de Sarney. O jornalista barrado pela desconfiança do Reitor,  só queria falar de sua trajetória jornalística ( rica por sinal ),  carnaval e futebol, suas duas paixões, embora tivesse razões de sobra para espinafrar o coronel maranhense, um parlamentar omisso que pouco trabalhou pelo Amapá nesses 24 anos de mandato. Deu-nos sim, penduricalhos como essa rádio da UNIFAP em nome do que, talvez , tenha sido censurado em favor de alguém que esta na UTI. Juro não ser uma pessoa estressada, intolerante ou grosseira. É que no Amapá há tanta imundiicie,estupidez, ignorância, pedantismo, cafajestismo, burrice.....aaarrrreeeee!!!
Por hoje é só.

Nenhum comentário: