quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Qual é companheirada! - Artigo de Rup Silva

Rup Silva critica posição do PSOL que ignora parcerias entre governo do Amapá e prefeitura de Macapá

IMPRESSÕES

Rupsilva
 
QUAL É COMPANHEIRADA! 

Quando se pensou que tínhamos chegado, afinal,  ao consenso sobre a clássica diferença entre o joio e o trigo, eis que, inopinadamente, o ambiente político do Amapá poluiu, entrou em convulsão e a paixão partidária, sempre má conselheira,  aflorou  e mostrou, com toda crueza, a face verdadeira de quem quer um Estado de direito, democrático, republicano e próspero, e daqueles que fazem suas, a bandeira dos espertalhões e oportunistas para atender ambições pessoais. Que disputam o poder para fazer exatamente o que fez o grupo que nos governou  ate  2010 , que quase decreta a insolvência do Estado.

A postura dessa gente, apesar de todas as evidencias em contrário é de negar os avanços e a fase virtuosa que o atual governo imprime ao Estado. Daí que procura minar, irresponsavelmente, sua justa postulação a reeleição, sem apresentar qualquer proposta alternativa melhor e uma razão lógica que justifique esse comportamento infame.É a crítica pela crítica, simplesmente, baseado no imaginário e na crença que são melhores, quando não são, pois sabemos disso, como já falei antes. 

Conclusão que não é só desse articulista incidental.Mas também de amigos, que sequer tem filiação partidária, desapaixonados  e atentos ao que acontece no Estado. Pessoas de formação insuspeita e que tem boa avaliação e por isso louvam o trabalho da atual administração e lamentam a campanha que visa desestabilizar o atual governo, contribuindo com e favorecendo a harmonia.

Claro que me refiro ao grupo liderado pelo Senador Randolfe Rodrigues, candidato a Presidente da República pelo PSOL, recuperado pelo PSB em 2006, no ostracismo por não se eleger a Assembléia Legislativa do Estado. Foi resgatado pelo PSB e figurou como vice de Camilo Capiberibe na disputa pela Prefeitura de Macapá, pleito memorável, cujo resultado nebuloso, ate hoje rola na justiça eleitoral que diplomou Roberto Góes (PDT) que fez o que fez.  Lembram disso?  

Em 2010, movido pelas mesmas ambições pessoais, sem uma avaliação criteriosa de sua decisão e dos  reflexos  que provocaria na luta de todos para recuperar o controle do Amapá, nas mãos dessa camarilha que acabou na Papuda, vitima da Operação Mãos Limpas ( temos que ficar lembrando sempre isso?), numa atitude esdrúxula se juntou a direita de Sarney, de quem teve apoio maciço( que elegeu Randolfe),  que numa campanha indecorosa se propunha, declaradamente , banir da política do estado a família Capiberibe: filho, senador e esposa, justos amigos e benfeitores, que como governador foi democrático, republicano e  correto na  aplicação dos recursos do Estado. Que ele apoiou.
O engraçado de tudo isso é que o grupo que trabalha essa conspiração não tem em que se apoiar, pois sabe do êxito do governo e mesmo assim insiste, com esse comportamento, que favorece, sem dúvida, àqueles que foram expurgados do poder em 2010. Camilo Capiberibe, até agora,  tem sido um governador democrático, atuante e empreendedor. Que , ao lado de um secretariado competente e operoso, realiza um trabalho exemplar, desde o primeiro dia  e que hoje colhe o que plantou.

Vou lembrar novamente aqueles que se fazem de surdos ou desentendidos. O atual governo herdou uma dívida monumental, espalhada por todos os compartimentos da administração pública do Estado. A ela ( dívida) se acrescente o sumiço de um bilhão e oitocentos milhões, só no Executivo, que até hoje não foi explicado. Que só agora, a justiça está querendo saber dos gestores daquele período tenebroso, que redundaram os processos ainda em curso e que todo mundo acompanha e sabe do que se trata.

Vamos repetir o que já se falou a exaustão: essa gente que faz barulho contra o governo, que calunia, mente e nega, intriga, que faz espionagem ilegal contribui,  na prática e no discurso, àqueles que infelicitaram o Estado por oito anos.Investe irresponsavelmente contra quem recuperou as finanças do estado, devolveu a sua credibilidade perante o governo federal, instituições financeiras e o povo em geral, resultado do trabalho hercúleo e espetacular de sua equipe, mas  que atrapalhou por dois anos o desempenho de sua administração, ocupada com a tarefa de limpar a sujeira deixada. 

E mais, insistem em desmerecer, como faz a camarilha da Harmonia, os avanços alcançados, graças a um plano de governo que contempla todos os segmentos sociais, urbanos e rurais, os pobres, jovens, professores e os Municípios, como tenho dito, sem levar em conta a filiação partidária dos seus gestores. Enfim, uma postura inequívoca de que são contra a normalização democrática e o banimento da prática nefasta e por isso contra o Estado, que quase foi a falência.

Gente que sabe que Camilo teve um comportamento democrático e eqüidistante na disputa a Prefeitura de Macapá em 2012, num momento critico de seu governo, atolado nas dívidas e armadilhas herdadas da administração anterior. Pleito que elegeu Clécio Vieira, em detrimento da candidata de seu partido, Cristina Almeida. E que Clécio, ( por que lembrar isso sempre, reiteradas vezes?) só se elegeu por que o PSB convenceu a militância a apoiar o candidato do PSOL no segundo turno, que foi as " baixadas" mostrar  aos eleitores o que seria melhor para Macapá e por que não, para o Amapá? Que depois, deve ter pensado, teria o apoio importante do PSOL, como parceiro, na campanha de moralização e limpeza ética do Estado.

Gente que sabe que o PSOL, após eleição de Clécio , picado pela mosca azul, rebolando feito uma chacrete, fez de tudo para desvencilhar-se do PSB, como sempre fez, por achar que tinha brilho suficiente e seria capaz de trabalhar sem a ajuda do governo, que insistia em fazer parceria. Que começou a patinar ,  afogado nas dividas igualmente herdada do outro Góes e que levou o Prefeito a ter questionada a sua competência. Ai apareceu o governador Camilo, espírito conciliador, democrático, cidadão e visionário para ajudar o parceiro renegado, quando voltou a respirar e aparecer seu trabalho.Não vou sequer apontar as obras da parceria pra não ser prolixo, pois todo mundo conhece.

É a mesma " nova esquerda " concebida sob um certo frondoso jequitibá, que queria Lucas Barreto ao invés de Camilo em 2010, que produziu uma fratura grave nas esquerdas e quase consolida a permanência do grupo sarneysista no poder.O mesmo grupo que empolgado acredita na candidatura de Randolfe Rodrigues à Presidente da Republica e se alia a direita, novamente, para desestabilizar o governo com a intenção de favorecer a candidatura de Charles Chelala, outra cria do PSB, mas absolutamente desconhecido do Estado, mesmo sendo meritoriamente festejado pela comunidade acadêmica da UNIFAP, onde ensina Economia. Que tem a noção do sacrifício a que vai , do seu papel de construir um palanque onde possa comparecer Randolfe Rodrigues, na campanha presidencial. Compreensível e aceito, sem dúvida, por essas razões. Só não é correto é colocar sombras sobre o desempenho de um governo que ajuda Clécio e trabalha proficuamente pelo Estado.

Há muita gente preocupada com o cenário de irresponsabilidade dessas pessoas enquistadas na política, na mídia e na rede social, que orquestra um ópera bufa: sombria, tenebrosa, horripilante,  recheada de insensatez, ambições pessoais e  ignorância política. E que tudo indica vai investir fundo contra Camilo, apesar do governo que realiza e da ajuda que dá ao prefeito Clécio Vieira. Meus amigos não param de telefonar não só para apoiar nossos argumentos, como para reclamar dessas pessoas. O faço pelo Amapá, onde tenho fincado meu umbigo.Fazer o que ? Fica difícil convencer sobre as reais chances de Randolfe à Presidência do país, o motor dessa reação estúpida, entendem?!!

POUCAS  & BOAS
À MESTRA COM CARINHO. Excelente a iniciativa do governo( decisão pessoal do governador) em homenagear uma das figuras mais festejadas do Estado , pelo seu trabalho em favor da nossa educação, professora RISALVA FREITAS DO AMARAL (assim mesmo grifada e em caixa alta) falecida justo 4 anos atrás, janeiro de 2010, que deverá emprestar o seu nome a escola do Pantanal, a maior do Estado. Eu que tive o privilégio de conviver, pela amizade que tinha com os filhos  Stélio, Armando, Risalvo, Jorge, Joni e Dimas,que foi meu secretário na gestão do IPEAP, e as irmãs Stelsa e Cidinha posso , com absoluta segurança, atestar o acerto da decisão do governo. A Professora Risalva foi uma  personagem notável, religiosa, espírito libertário, educadora emérita, mãe extremada, conselheira,amiga, um ícone da educação do Amapá , sem dúvida. Justíssima a homenagem prestada pelo Governo que continua firme investindo na nossa memória.Na nossa boa memória.

ESCOLA DO FUTURO. No tema. Parece ser intenção do Governo e da Secretaria de Educação, sem prejuízo da grade curricular exigida pela LDB, desenvolver experiências novas na área do ensino, que possa ser estendidas a toda rede educacional do Estado. Criar novos modelos de educação que possam melhorar o aprendizado e a formação intelectual da clientela. A escola beneficiará alunos do Pantanal, Renascer, São Lazaro e até bairros mais distantes da Zona Norte. Deve receber mais de três mil alunos nos seus três turnos focados para o ensino do primeiro e segundo grau. É a décima nona escola inaugurada pelo atual governo.

O RECUO DO FALCÃO. Pois é, o presidente do PT , Ruy Falcão, o que tudo indica, abandonou a idéia de mudar os rumos do partido no Estado; de levar a companheirada a apoiar Sarney  e , espantem-se, ao ex-Governador Waldez Góes ( PDT), cuja candidatura é uma incógnita, pois responde processos pesados na justiça pelos danos causados à administração pública, preso na Papuda e que, apesar de tudo, continua xodó de Lula, mas nem tanto de Dilma.Ficou sabendo que isso esfacelaria o partido no Amapá onde desfruta de confortável posição no governo e pode ter a vice-Governadora Dora Nascimento candidata ao Senado, justo contra  Sarney, com o apoio do PSB.Aí não dá, né?

PERNAS CURTAS. Desde que o atual governo foi empossado que ouvimos falar de um tal déficit de emprego no Estado e do desempenho pífio do comercio, boataria espalhada pela  oposição, apeada do poder. Estratégia do grupo liderado pelo senador Sarney e operado  pelos Borges, que visava desacreditar o novo governo, atolado nas falcatruas deixadas por eles e pelo sucateamento do aparelho de Estado. Que sequer considerava a perda dos professores ( plano Collor) nem o estancamento da corrupção, feito pelo novo governo. Milhares de reais deixaram de circular.Ainda assim, mesmo mentirosas, as alegações ganharam asas.Foi preciso consultar as instituições credenciadas para se descobrir a fraude. O CAGED, por exemplo, nos coloca no topo do Ranking nacional em geração de emprego e a CIELO, entidade do comercio varejista do Brasil, através do seu ICVA, índice que afere o desempenho comercio varejista do  Brasil diz que o nosso comercio, em 2013,  foi o que teve maior crescimento percentual no país, algo em torno de 21,4% ao lado do Piauí. Contra 13% do índice nacional.O que prova o aquecimento de nossa economia, ignorado de propósito  pelos arautos do caos, resultado de um governo eficiente e responsável.Como dizia D. Antonia, a mentira tem pernas curtas. 

ESCRITORIO, COMITE ELEITORAL OU LAVAGEM..? Não sei que tipo de sociedade somos nos.Que permite que absurdos aconteçam sem que haja uma reação. Os deputados estaduais já tinham nos brindado com a absurda decisão de reconduzir Moises e Edinho ao comando da instituição sem que a sociedade se manifestasse, apesar dos inúmeros processos encaminhados pela MP do Estado a justiça, mostrando com clareza as negociatas perpetradas pela dupla e o pior de tudo, empacada na justiça sem aparente razão.Agora a noticia que na calada da noite, criaram um instrumento legislativo que permite que cada deputado tenha recursos para manter um escritorio nos dezesseis municípios do Estado. Multiplicado por 24 deputados somam 384 escritórios. Um crime que sangra o orçamento do Estado que terá uma fortuna, desviada dos investimentos sociais ( saúde, educação, segurança etc.) para que os deputados gastem em suas campanhas eleitorais da forma que sempre fazem,comprando eleitores analfabetos e a marginalia. Cabe uma ação Pública Civil. Vamos lá OAB! Cadê o Instituto Raça Humana, a Confraria Tucuju, Ministério Publico..? Um momento propicio de  afirmação do papel social dessas entidades, criadas para defender os interesses dos cidadãos e do Estado.

MESMICE. Quem tem medo do PSTU e do seu manjado discurso ? Com todo respeito pelo direito de cada um abraçar a causa política disponível no mercado e que lhe convém, esse  partido , ao longo da nossa historia, tem tido uma postura predatória dentro do processo político do Estado.Não influi nem contribui. Não tem causa. Vive de produzir factóides e agredir quem está no poder.Aliado sempre àqueles que estão na oposição ao governo. Mesmo que seja a Harmonia de Sarney.Não tem coerência ideológica, não tem programa, filosofia e seus líderes padecem da qualificação exigida para governar o Estado, é a realidade. Estão mais próximos dos motoneiros, cujo sindicato dominam há tempo em conluio com os patrões, que da sociedade que imaginam capazes de conduzir. Há cada quatro anos escalam um para gozar os seus breves segundos de fama como candidatos da sigla. O PSOL gosta deles!

Por hoje é só.

Nenhum comentário: