quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Operação Lei Seca registra queda de 69,45% em mortes no trânsito

Maiara Pires
Da Redação - Agência Amapá  

Deflagrada em setembro de 2013 pelo Governo do Amapá, a Operação Lei Seca já apresenta resultados que mostram a mudança de hábito dos condutores em função do aumento de autuações por embriaguez ao volante. Em três meses de fiscalização, o índice de reprovação no teste de alcoolemia aumentou em 159,5% na capital Macapá.

Enquanto em 2012 duzentos e vinte motoristas foram autuados por dirigir embriagados, nos meses de outubro a dezembro de 2013 esse número saltou para 571. O indicativo tem reflexo direto na redução de mortes no trânsito, que apresentou queda de 69,45%, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP).

Em 2012, por exemplo, o mês de outubro registrou 12 mortes no trânsito; novembro fechou com 15; e dezembro, nove. Já em 2013, após a aplicação da Lei Seca, esse índice reduziu para oito em outubro, um em novembro e dois em dezembro.
"Isso é resultado do esforço conjunto dos órgãos de segurança pública do Estado e do município de Macapá que apoiaram essa iniciativa do governador Camilo Capiberibe de deflagrar a operação", destacou o diretor-presidente do Detran, José Aurivam Gomes.

Mudança de hábito
Uesclei Costa afirma que o Amapá vive uma mudança de hábito dos condutores
Por conta da medida, o coordenador da Operação Lei Seca, Uesclei Costa, disse que observou mudança de hábito dos condutores amapaenses. Segundo ele, depois que a fiscalização foi intensificada, 70% dos motoristas abordados passaram a ser mulheres.
Um exemplo disso foi a ação executada nos feriados de Natal e Réveillon de 2013. Nos dois dias, 247 condutores foram abordados. Desse total, 179,9 eram do sexo feminino. "Notamos que os motoristas preferiram passar o volante para as esposas ao invés de dirigir sob o efeito de álcool, o que não acontecia antes", ponderou Costa, citando a multa de R$ 1.915,40 como principal fator para o novo comportamento.

Aurivan Gomes, diretor do Detran comemora redução de acidentes com a Operação Lei seca
O foco de ação, segundo explicou o diretor do Detran, é a conscientização e tolerância zero para os motoristas embriagados. "As nossas abordagens não são para intimidar os condutores e sim para educá-los quanto à preservação da vida", sublinhou Aurivam Gomes.
Operação Lei Seca
A fiscalização da Lei Seca foi uma determinação do governador Camilo Capiberibe para reduzir o índice de violência no trânsito amapaense. A ação é contínua, conta com o apoio da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública e é feita em conjunto entre o Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá, Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal.

Para implementar a operação foi feito um estudo a fim de identificar os horários de maior índice de acidentes de trânsito e montar as barreiras. 

Uma equipe de técnicos do Detran e polícias Civil e Militar se deslocaram até o Rio de Janeiro para conhecer as ações naquele estado. Com isso, o Amapá recebeu, em setembro de 2013 - durante a Semana Estadual do Trânsito -, a visita do major da PM do Rio de Janeiro, Marco Andrade, coordenador nacional da Lei Seca.

O especialista orientou os agentes envolvidos na fiscalização de condutores embriagados no Estado. E assim, o Amapá foi a 18ª unidade da Federação a aderir ao projeto "Lei Seca, Colabore", tema discutido nacionalmente visando à redução do índice de acidentes no trânsito.

Nenhum comentário: