quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Governo e deputada Janete tratam de compensações para Resex no trecho Sul da BR 156

Deputada Janete Capiberibe e secretário Grayton Toledo em audiência em Brasília
Sizan Luis/Brasília, 05/02/2014 – A deputada federal Janete Capiberibe, o secretário de Estado de Meio Ambiente Grayton Toledo e a secretária do Governo do Amapá em Brasília Divanaide Ribeiro reuniram-se nesta quarta, 05, com o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Roberto Ricardo Vizentin e a assessora técnica do órgão, Fernanda Bucci. O grupo tratou do licenciamento já concedido para as obras no trecho Sul da BR 156, de 250 quilômetros, entre Macapá e Laranjal do Jari, delegadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte - DNIT para execução pelo Governo do Estado com recursos federais. A pauta focou as medidas compensatórias na Reserva Extrativista do Rio Cajari.
 
O presidente do ICMBio reconheceu o compromisso do atual governo na busca de soluções e informou às autoridades amapaenses que as medidas de compensação que foram solicitadas por aquela comunidade serão tratadas com o DNIT até o final da próxima semana. As medidas benéficas que extrapolarem a competência do órgão responsável pela infraestrutura de transporte serão buscadas conjuntamente com o Governo do Estado do Amapá em outros órgãos federais.
 
Para a deputada Janete, “o asfaltamento do trecho Sul é urgente para facilitar o descolamento daquelas populações. O Governo do Amapá recuperou a credibilidade diante do Governo Federal e assim conseguiu a delegação para tornar o asfaltamento possível”, afirma a socialista.
 
Ela considera que devem ser preservados os princípios que levaram à criação da Reserva e fortalecido o desenvolvimento sustentável com acesso às novas tecnologias para melhorar a qualidade de vida da população. “O governador Camilo retomou as políticas públicas para o desenvolvimento das comunidades rurais”, afirma Janete. Ela comprometeu-se com o presidente Vizentin de reservar recursos de suas emendas orçamentárias para a conservação da biodiversidade.

Nenhum comentário: