sábado, 22 de fevereiro de 2014

Sarney pede socorro a Lula, mas PT nacional quer candidatura de Dora ao Senado

O blog teve a informação por meio de uma fonte da direção nacional do PT que dá conta que o senador José Sarney (PMDB) se reuniu esta semana com o ex-presidente Lula em São Paulo, onde acompanha sua esposa Marli Sarney que está internada no hospital Albert Einstein.

Sarney tomou café da manhã com Lula e na conversa teria pedido apoio do ex-presidente para a sua candidatura de reeleição. 

Lula teria dito que a decisão está nas mãos do PT que está divido em vários grupos e existe um clima de acirramento com o PMDB. Lula pode até querer forçar a barrar para o PT apoiar Lula, mas irá ouvir um não de diversos dirigentes nacionais que já afirmaram ser prioridade apoiar o nome de Dora Nascimento para o Senado e ampliar a bancada petista na reeleição de Dilma.

O PT não anda bem das pernas com o PMDB por conta de que caciques teriam boicotado vários projetos do governo Dilma e derrotado a proposta do PT de convocar uma Constituinte pra uma Reforma Política. A ida de Sarney até Lula mostra a preocupação do oligarca com o crescimento do nome de Dora Nascimento no cenário eleitoral amapaense.

Em 2010, Lula pediu votos na TV para Waldez Góes (PDT) e Gilvam Borges (PMDB) a pedido de Sarney. Os pupilos do oligarca foram derrotados por Randolfe Rodrigues (PSOL) e João Capiberibe). No segundo turno Sarney jogou peso em Lucas Barreto, mas o adversário Camilo Capiberibe que tinha o PT de Dora Nascimento como vice saíram vitoriosos.

Há quem diga que Lula pode pedir votos pra Sarney, mesmo o PT tendo Dora Nascimento na disputa contra o pemedebista. O desespero é total no PMDB porque a vice-governadora já contaria com o apoio do PSB, PCdoB e de outros partidos e seu nome tem pouca rejeição comparado a outros nomes e o do próprio Sarney que amarga uma rejeição histórica de mais de 65% do eleitorado amapaense.

Um comentário:

Unknown disse...

Não sei o que pode ser pior, a volta de Sarney ou união do PT ao PSB.