sábado, 22 de setembro de 2012

Jornal O Globo: ANJ protesta contra censura de juiz no Amapá

O GLOBO

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) lamentou ontem a "esdrúxula" decisão da Justiça Eleitoral do Amapá, que censurou o blog do jornalista João Bosco Rabello, diretor da sucursal de Brasília de "O Estado de S.Paulo". O juiz eleitoral Adão Joel Gomes de Carvalho determinou a retirada do ar da nota intitulada "Um prefeito sob o controle judicial", a respeito do atual prefeito do Amapá, Roberto Goes (PDT), cuja campanha é restrita por acordo judicial. O jornal decidiu recorrer da decisão.

O prefeito, candidato à reeleição, foi preso por fraude durante a Operação Mãos Limpas, da Polícia Federal, que desbaratou uma quadrilha no Amapá, em 2010. Ele não pode frequentar bares ou estabelecimento similar até outubro de 2013, a não ser em caso de eventos como representante do município. Também está proibido de se ausentar do estado por mais de 30 dias consecutivos sem autorização do Tribunal de Justiça. E está obrigado ainda a se apresentar a cada cinco meses à Justiça.

Em nota, a ANJ declarou apoio ao recurso, lamentando que o "Poder Judiciário, mais uma vez, proteja quem trata de impedir a sociedade de ter acesso a informações que lhe permitam tomar decisões políticas com pleno conhecimento dos fatos". O juiz atendeu ao argumento da defesa de Goes, segundo o qual a notícia teria o objetivo de sujar a figura e a reputação do prefeito preso pela Polícia Federal.

Nenhum comentário: