quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Parceria sim! Abandono não!

Andam dizendo por aí que para ser bom prefeito não é necessária parceria com outros governos. Bastaria ter vontade política, técnicos e projetos. Discordo! Parceria é importante e uma boa relação com os governos federal e estadual é fundamental para uma boa gestão municipal. Mas parceria tem que ter transparência e prestação de contas.
Só não pode ter parceria para abandonar o povo e abafar escândalos como era feito no governo passado. Lideranças de partidos e parlamentares com bom trânsito em Brasília abrem portas nos ministérios e podem ajudar na liberação de recursos federais para serem investidos pela prefeitura.
O apoio do governo é importante para contrapartidas que são cruciais para realização de grandes obras. Isso vem sendo feito pelo governador Camilo Capiberibe na atual gestão com diversas prefeituras do Amapá.
Em Macapá a prefeitura está inadimplente e não pode acessar recursos. Infelizmente o atual prefeito não tem autoridade moral para cobrar parceria, já que há uma insegurança política por parte de instituições e do governo federal quanto à boa aplicação do dinheiro público. O atual gestor nem sequer respeita a Lei da Transparência.
A administração municipal não honra minimamente os compromissos legais da prefeitura com instituições. É só olhar o rombo de 15 milhões na Macapá Previdência e o não pagamento das consignações dos servidores municipais aos bancos. Essa herança vai cair no colo do próximo prefeito/prefeita em 2013.
Quem não defende parceria com os governos federal e estadual, ou é irresponsável com o dinheiro público ou faz parte de uma oposição sectária e irresponsável que não tem humildade pra reconhecer que o futuro prefeito/prefeita não resolverá os problemas da cidade sozinho.

Nenhum comentário: