quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Mulheres são destaques no I Encontro de prefeitos e prefeitas do Amapá

No encontro foram debatidos temas como estradas, educação, saúde, carnaval, contrapartidas, convênios, as ações e obras do Estado que estão em andamento ou previstas para os municípios. O chamamento mostrou que o Executivo estadual está aberto ao diálogo, independente de partidos ou posicionamentos políticos dos prefeitos das cidades, sobretudo, para a execução de serviços em parceria com os gestores em benefício das comunidades.

De acordo com a prefeita de Laranjal do Jari, Euricélia Cardoso, que também é presidente da Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap), com relação à gestão estadual em 2011, foi de entendimento que o Estado passou por dificuldades financeiras, herdadas da gestão anterior. Mas os gestores agradeceram as contrapartidas repassadas pelo Executivo, que possibilitou que os municípios acessassem verbas federais.

“Vemos com bons olhos a iniciativa do governo, torcemos para que este ano tenhamos menos dificuldades e contamos com o Poder Executivo. Com o trabalho em parceria, fica mais fácil atuar”, pontuou Euricélia Cardoso.

Para a governadora, é preciso dar continuidade ao bom relacionamento entre o governo e as prefeituras. Dora Nascimento disse ainda que o encontro serviu para o alinhamento de ações do Estado nos municípios.

“Conseguimos avanços significativos em 2011, graças ao trabalho em parceria. Hoje os prefeitos expuseram seus anseios, dificuldades e demandas. Tentaremos resolver os problemas do Estado como um todo, estudando caso a caso. Em 2012, pretendemos melhorar a relação com todos os gestores municipais. Dessa forma, quem ganha é a população”, ponderou Dora Nascimento.

Os prefeitos que participaram do encontro foram: Euricélia Cardoso, de Laranjal do Jari; Francimar Mourinho, de Serra do Navio; José Carlos Corrêa, de Mazagão; Maria Lucimar, de Calçoene; Aguinaldo Rocha, de Oiapoque; Valdo Isacksson, de Ferreira Gomes; Carlos César da Silva, de Amapá; e Mosaniel Santos, de Pracuúba. Os demais gestores enviaram representantes.

Além dos administradores municipais, também participaram os secretários de Estado da Infra-Estrutura, Joel Banha; do Planejamento, Orçamento e Tesouro (em exercício), Luiz Afonso; da Educação, José Maria Lobato; dos Transportes, Sérgio La-Rocque; e da Saúde, Edilson Mendes. Ainda estiveram presentes o auditor-geral do Estado, Maurício Vianna; o chefe do Gabinete Civil, Kelson Vaz; e o chefe do Gabinete Civil adjunto, Délcio Magalhães.(Elton Tavares/Secom)

Nenhum comentário: