terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Governador visita obras do Hospital de Santana

Na manhã desta terça-feira, 31, o governador Camilo Capiberibe juntamente com os secretários de Estado da Saúde, Edilson Mendes, e da Infraestrutura, Joel Banha, estiveram no munícipio de Santana para, entre outros assuntos, verificar o andamento das obras do Hospital de Santana.

As obras do hospital que estavam paradas desde 2007, foram retomadas em abril de 2011. O novo hospital terá dois pavimentos, somando 110 novos leitos, que atenderão as áreas de clínica média, pediatria e maternidade. A obra que tem o prazo de entrega previsto para acontecer na metade do primeiro semestre de 2012, recebeu um investimento total 3 milhões do Governo do Estado do Amapá.

O secretário de Infraestrutura explica que essa obra começou com um investimento do governo Federal, mas em 2006, houveram várias inadequações que teve como reflexo o bloqueio da verba disponibilizada e, consequentemente, a paralização das atividades. "Ao invés de o governador aguardar a liberação do recurso para começar a obra, ele começou a fazer com recursos do Estado", disse Joel Banha.

"Vamos utilizar esse recurso que está bloqueado para execução de outras obras na área da saúde", completou o secretário.

O governador Camilo Capiberibe diz que, assim que concluído, o Hospital de Santana vai desafogar o atendimento no Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL) e na Maternidade Mãe Luzia, ambos em Macapá. "Esse é um direito da população. É uma obra que ficou em torno de sete anos sem avançar e nós queremos entregar ela equipada. Não vamos pegar os equipamentos velhos e trazer para o hospital, isso não é uma solução. Nós vamos entregar com equipamentos realmente novos", destacou.
Plano Futuro
Após a conclusão do Hospital de Santana, será lançada uma obra de ampliação do mesmo Hospital. A obra já foi licitada e, assim que concluída, se transformará em um hospital de média e alta complexidade. "Em termos de Saúde, queremos que tudo seja resolvido aqui em Santana. Só em últimos casos, a população deverá procurar atendimento em Macapá", afirmou Camilo Capiberibe.
 
Concurso para área da Saúde
Durante a visita as obras, o governador destacou que o Estado já tem o quantitativo exato de profissionais para colocar o novo hospital em funcionamento. Mas além deles, o concurso, que terá aproximadamente 1600 profissionais, abrangerá outros hospitais do Estado. "Além dos profissionais que serão contratados, teremos mais 300 em uma lista de espera para chamar quando houver a necessidade", frisou.
 
Visita ao Prefeito de Santana
Na ocasião, o governador Camilo Capiberibe também visitou o prefeito de Santana, Antônio Nogueira. Entre a pauta da visita, estava a apoio do Estado para execução de algumas obras em Santana e a visita do ministro chefe da Secretaria Nacional dos Portos, José Leônidas Cristino, que acontecerá na sexta-feira, 03 de fevereiro. "Vamos estudar de que maneira o governo Federal pode ajudar o munícipio", afirmou. (Ewerton França/Secom)

Nenhum comentário: