sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Sesa desmente falsa notícia divulgada pela Prefeitura de Macapá

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) esclarece que as informações divulgadas pela Prefeitura Municipal de Macapá, de que os hospitais públicos da rede estadual vêm sendo abastecidos com medicamentos da rede municipal são equivocadas, não condizendo com a verdade e com a realidade sobre o abastecimento de medicamentos nos hospitais estaduais.
 
A respeito da notícia de que o Hospital de Emergência recebeu medicamentos do município, a diretora do HE, Edna Maria da Silva Oliveira, esclarece que no dia 4 de janeiro de 2012 recebeu um telefonema da secretária municipal de saúde de Macapá, Socorro Nascimento, que se prontificou a enviar alguns medicamentos para o Hospital de Emergência, uma vez que o município estaria com alto estoque de medicamentos sem uso no abastecimento da rede municipal.

No mais, a diretora do HE afirma ainda que não se trata de doação, e sim de devolução de medicamentos e correlatos ao Estado, comprovados por meio de cautelas, que durante o ano de 2011, o Hospital de Emergência assistiu as Unidades de Saúde do município de Macapá, entre as quais Lélio Silva, Marcelo Cândia e a própria Central de Medicamentos do município de Macapá.

O procedimento é visto pela Sesa como uma ação de interesse comum, que garante o atendimento digno e de qualidade aos pacientes – independente do atendimento ser de responsabilidade da atenção primária ou de média e alta complexidade.

A Sesa aproveita para esclarecer que o HE recebe uma grande demanda de pacientes com problemas de saúde, os quais poderiam ser resolvidos na atenção básica de Macapá (febre, dor de cabeça, entre outros), como consta nas estatísticas do Hospital. O HE consome em media 600 dipironas/dia, com pacientes que o município, por falta de estrutura e atendimento, deixa de assistir em suas UPA´s. (Comunicação Sesa)

Nenhum comentário: