segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

FGV apresenta programa de reforma administrativa ao governo do Amapá

Representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a secretária de Estado da Administração, Maria Luiza Picanço, e o procurador geral do Estado, Antônio Kleber de Souza, apresentaram nesta segunda-feira, 16, para a governadora em exercício, Dora Nascimento (PT), os primeiros passos da reforma administrativa que será feita nas secretarias e autarquias vinculadas ao Governo do Estado do Amapá (GEA).

O trabalho que já vem sendo planejado desde janeiro de 2011, começou a ser feito na Secretaria de Estado da Administração (Sead). "Após iniciarmos a reestruturação na Sead, a atividade foi estendida para os demais órgãos ligados ao GEA", disse Maria Luiza Picanço.

Segundo o diretor da FGV, Marcus Vinicius Rodrigues, o projeto que será apresentado ao Estado será formatado de acordo com as demandas e necessidades locais. "Temos duas equipes trabalhando nesse processo. A primeira, formada por dez consultores, está trabalhando diretamente nas secretarias e a outra trabalha na análise da conformidade da folha de pagamento", comentou.

"Além dessas duas equipes, temos uma terceira que está trabalhando na análise e projeção socioeconômica do Estado. Nessa questão, serão analisadas questões pertinentes à ponte binacional, porto e questões energéticas", completou Rodrigues.

Frederico Lustosa, que está na coordenação da reestruturação, destaca que entre os benefícios desse processo está no fato de se enxugar a máquina pública. "Além de enxugar a máquina, a reestruturação tornará a administração pública mais eficaz", destacou.

O trabalho inicial que terá a duração de aproximadamente um ano, também contará com o apoio dos servidores dos GEA. "Vamos sensibilizar os servidores para que eles se vejam como parte desse processo de mudança", enfatizou Lustosa.

Para a governadora em exercício, esse será o momento de o Estado corrigir todos os problemas que já foram identificados. "A partir do diagnóstico que a FGV fará no Amapá, teremos a oportunidade de arrumar o atual cenário. Será o momento de corrigir problemas e falhas", disse Dora Nascimento.

Nenhum comentário: