terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Periscópio: Os bastidores do PT

A Executiva Estadual do PT se reuniu ontem à noite para debater eleições 2012 e a relação institucional do partido com o PSB e o governador Camilo Capiberibe. O clima esquentou por conta de posições divergentes de alguns dirigentes.

Exonerações
Para alguns membros da Executiva Estadual do PT, as exonerações de alguns militantes da juventude que ocupavam cargos comissionados na Secretaria de Juventude do GEA (SEJUV), foi um ato de desrespeito à legenda. Segundo Dora Nascimento o problema já foi resolvido e o princípio de uma crise foi descartado.

Ruptura com o PSB
Durante a reunião ocorreram debates acalorados sobre a relação com o PSB. O petista, Isaias Carvalho, ligado ao grupo de Marcivânia Flexa na Executiva Estadual do PT, chegou a defender ruptura política com o PSB e o governo antes do processo eleitoral. Isaias não poupou artilharia contra o governador e o PSB.

Alternativa ao PSB
Para Isaias Carvalho, principal escudeiro de Marcivânia Flexa no PT estadual, uma das alternativas do PT seria buscar alianças com o PCdoB e o PSOL de Randolfe Rodrigues. Durante a reunião ele não escondeu o bom relacionamento de Marcivânia Flexa com o PSOL.

Calma e firmeza                           
A vice-governadora, Dora Nascimento rebateu o posicionamento de rompimento com o PSB e defendeu a aliança dos partidos, que segundo ela só se fortalece a cada dia e será mantida em 2012. As palavras de Dora foram endossadas por Nogueira e outros dirigentes de peso.

Eleições 2012
A posição de defender candidatura própria do partido na capital, independentemente do cumprimento do acordo com o PSB foi unânime entre os membros da Executiva Estadual. Os três grupos (Dalva, Nogueira e Dora/Joel Banha) com poder decisão defenderam a posição.

Nogueira decide em fevereiro
O prefeito Antônio Nogueira anunciou ontem, durante reunião da Executiva Estadual do PT, que decidirá quem apoiará para ser o pré-candidato do partido na sua sucessão, no início de fevereiro. Mesmo com a decisão favorável a Zé Roberto ou Marcivânia Flexa, não está descartada a disputa de prévias a contra gosto de Nogueira.

Zé Roberto ou Marcivânial Flexa
Quem será o nome ungido por Nogueira? Todos os petistas aguardam a decisão do atual prefeito que pode definir o quadro político em Santana. Alguns dizem que Nogueira poderá sofrer influências da família que guarda mágoas de Marcivânia por conta da derrota de Zé Luiz em 2010 e que prefere Zé Roberto. Outros afirma que sua decisão terá influência de assessores próximos que defendem o nome de Marcivânia Flexa. A decisão do prefeito é aguardada por todos.

Zé Luiz apoia Zé Roberto
O irmão do prefeito Antônio Nogueira, vereador Zé Luiz, nutre simpatia e maior afinidade pelo nome de Zé Roberto para ser o ungido do PT na disputa pela sucessão municipal. O grupo de Zé Luiz que se desatrelou de Nogueira detém grande número de cadeiras na Executiva Municipal. 

Marcivânia aposta as fichas em Nogueira
Já Marcivânia Flexa aposta todas as suas fichas na decisão de Nogueira que até agora não deu sinais de quem será o seu ungido. Mas sabe-se que ele consultará parte do seu grupo político que é formado por militantes e pessoas de sua família, incluindo o vereador Zé Luiz.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ze roberto ou Marcivania?
oque diz a voz do povo?