sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Famílias desabrigadas do Aturiá recebem apoio do governo do Estado

O Governo do Estado do Amapá vem ao longo do ano passado trabalhando para evitar maiores danos causados pela chuva aos moradores do bairro do Aturiá. Ao todo ainda existem 42 famílias que estão sendo assistidas no local, outras 85 famílias foram removidas da área de risco no decorrer do ano passado.
 
Diante das chuvas desta quinta-feira, 12, o poder público estadual está mobilizado para ajudar as famílias vítimas do desastre natural. A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Inclusão e Mobilização Social estão no local prestando toda assistência necessária.

De imediato, as 15 famílias desabrigadas foram removidas para as escolas estaduais da localidade, enquanto a Secretaria de Inclusão e Mobilização Social providencia com urgência imóveis alugados para alojá-las pelos próximos 24 meses ou até que elas recebam indenização pelas áreas que habitavam.

O Governo do Estado do Amapá esclarece que as famílias atingidas pelas chuvas estão em local de risco. Desde o ano passado o governo está negociando a retirada de todas as famílias que habitavam o local para a construção de um muro de arrimo e contenção das chuvas. Uma parte delas irá receber habitações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Habitação e a outra parte optou por indenização.

Já foram indenizadas pelo poder público estadual 25 famílias que estavam cadastradas como moradoras do local. Ainda em agosto do ano passado, outras 60 famílias foram removidas para imóveis com aluguéis pagos pelo governo do Estado, o chamado aluguel social. Esses moradores deverão ser definitivamente realojados em unidades habitacionais do PAC Habitação que estão sendo construídas na Vila das Oliveiras, denominadas de Conjunto Aturiá.

As 42 famílias que permaneceram em situação de risc o no bairro do Aturiá optaram por receber indenização pelas suas casas e preferiram não deixar o local. A demora nas indenizações se deve ao fato de que elas são negociadas individualmente com as famílias atingidas. Diante da necessidade, o governo oferece o pagamento do aluguel social também para as famílias a serem indenizadas, até que suas indenizações sejam processadas e pagas, evitando, assim, novos desastres naturais.

A preocupação do governo agora é que as famílias saiam da faixa de risco e mudem para casas apropriadas pagas pelo benefício do aluguel social, que está sendo atualizado, enquanto aguardam a construção do Conjunto Aturiá. (Mariléia Maciel/Secom)

Nenhum comentário: