terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Randolfe: população do Amapá não pode ser penalizada por dívida de companhia energética

Em pronunciamento nesta terça-feira (14), o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) afirmou que a população amapaense não pode ser penalizada pela dívida bilionária da Companhia Energética do Amapá (CEA). Segundo ele, a empresa está insolvente devido a uma dívida de R$ 1,6 bilhão, resultado de má gestão e falta de fiscalização.
Randolfe responsabiliza o Ministério de Minas e Energia por não buscar soluções para sanar a CEA nos últimos anos, deixando a dívida chegar a valor tão alto. O senador disse que nenhuma providência nesse sentido foi adotada pelo ministério na última década.
- Essa questão não pode ser tratada única e exclusivamente como mera questão jurídica. É em especial uma questão política. O ministério não pode penalizar agora o estado do Amapá por uma dívida em relação à qual o próprio ministério não tomou providência nos últimos anos.
Para Randolfe, é preciso encontrar um meio-termo entre o pagamento e a decretação da caducidade da dívida, o que livraria o estado da obrigação.
Em aparte, o senador João Capiberibe (PSB-AP), ex-governador do estado, afirmou que a CEA passou a ser mal gerida depois que ele saiu do governo, em 2002. Disse ainda que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) não fiscalizou a CEA de maneira eficiente.(Da Redação / Agência Senado)

Nenhum comentário: