sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Ambulatório do HCAL dispõe de aproximadamente 100 médicos especialistas

O serviço de ambulatório do Hospital Estadual de Clínicas Alberto Lima (HCAL) é um dos mais utilizados diariamente pelos milhares de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O Ambulatório reúne três blocos de atendimento (A, B e C), com os serviços de consulta médica especializada e oferta de exames de endoscopia e eletrocardiograma.

Atualmente são oferecidos cerca de 20 tipos de consultas especializadas. As especialidades mais requisitadas pelos usuários são cardiologia, ortopedia, cirurgia geral, urologia, gastroentereologia e oftalmologia. Aproximadamente 100 médicos especialistas realizam consultas diariamente no Ambulatório do HCAL.

Segundo a responsável pelo Ambulatório, enfermeira Nêmora Brito, na área de cardiologia são contabilizadas até 900 consultas/mês. Nas áreas de cirurgia geral e otorrinolaringologia os números também são expressivos e somam 500 e 700 consultas/mês, respectivamente.

A oferta de exames é outro serviço bastante requisitado. A enfermeira Nêmora Brito ressaltou que o Ambulatório realiza em média mil exames de eletrocardiograma por mês e 250 endoscopias no mesmo período. "Recebemos requisição de exames para pacientes vindos das unidades de Atenção Primária, dos hospitais públicos do Estado e de pacientes agendados".

O Ambulatório funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O atendimento de emergência funciona 24 horas com atendimento específico nas áreas de oftalmologia, otorrinolaringologia e endoscopia para retirada de corpo estranho. Edy Wilson/Sesa

Nenhum comentário: