quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Nota nacional da Juventude do PSOL em repúdio ao senador Randolfe Rodrigues

Nota sobre o Estatuto da Juventude, monopólio das carteirinhas da UNE e restrição do direito a meia entrada dos estudantes

O projeto de lei do Estatuto da Juventude, em tramitação no Congresso Nacional, traz grandes repercussões para a luta da juventude contra a retirada dos seus direitos, cada vez mais necessária com os avanços da crise econômica e dos projetos dos governos a serviço do desenvolvimento do capitalismo.

O Estatuto da Juventude coloca mais uma vez no debate o direito da meia entrada. O projeto estabelece a restrição do direito a meia entrada a uma cota de 40% dos ingressos e ainda torna obrigatória a aquisição da carteirinha de estudantes da UNE para o acesso aos ingressos em shows, cinemas, estádios, teatros. É parte da luta histórica da União Nacional dos Estudantes a defesa da meia entrada dos estudantes, inclusive parte das resoluções da entidade a defesa da meia entrada irrestrita. Mesmo assim, a juventude do PC do B ignora as resoluções da entidade e negocia com os empresários da cultura a restrição desse direito, em troca do monopólio das carteirinhas.

Acreditamos que o papel de um parlamentar do Partido Socialismo e Liberdade – PSOL é fazer da disputa institucional e da sua atuação no parlamento catalisadora da nossa atuação no movimento, apontando a contradição entre os limites dos avanços no Estado Capitalista e satisfação das necessidades da população. Nesse sentido, a atuação de Randolfe Rodrigues, relator do Estatuto da Juventude, defendendo o monopólio das carteirinhas e o estabelecimento de cotas para a meia entrada, vai contra a posição histórica acumulada por toda a juventude do partido, e ao contrário, potencializa as bandeiras dos setores que justamente atuamos para colocar em contradição. O Senador Randolfe Rodrigues defende no parlamento, o que nem mesmo a juventude do PC do B teve capacidade de aprovar no interior da entidade.

Por mais que não tenhamos ainda uma setorial de juventude organizada, a juventude do PSOL tem grande inserção no movimento estudantil e de juventude, assim sendo é bastante plausível que o senador Randolfe Rodrigues defenda este acúmulo construído desde o princípio do partido. Reafirmamos a posição do PSOL em defesa da meia entrada irrestrita aos estudantes e à juventude e da ampliação dos direitos da juventude.

Juventude do Enlace, Juventude do Campo Debate Socialista, Juventude da CST, Juventude do MES, Juventude do Bloco de Resistência Socialista

Nenhum comentário: