segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

POR QUE A ECOMETALS É SEDIADA NUM PARAÍSO FISCAL?

Consulta no site da Receita Federala não revela os verdadeiros donos da Ecometals Limited 

O Brasil é um dos países que classifica tecnicamente como "paraísos fiscais", países com tributação favorecida, cuja legislação permite manter em sigilo a composição societária das empresas. Como é de conhecimento do meio empresarial, a empresa Ecometals LTD tem sede em Bermudas, famoso paraíso fiscal do Caribe, que é muito utilizado por "quadrilhas internacionais e especuladores" para realizarem lavagem de dinheiro e sonegação de impostos.  

 
Obviamente há vários “benefícios” que uma pessoa comum pode utilizar nos paraísos fiscais. Mas enfim, o que exatamente é um paraíso fiscal? O verdadeiro Éden dos Impostos e do Sigilo. Mas de uma forma sucinta, podemos dizer que é um país, ou muitas vezes uma região com um regime fiscal diferenciado, que beneficia tanto empresas como indivíduos estrangeiros. Seja em impostos irrelevantes ou em privilégios como sigilo bancário absoluto do proprietário da conta ou da empresa aberta nessas localidades.
A Receita Federal brasileira considera paraísos fiscais, países ou dependências que tributam a renda com alíquota inferior a 20%. Contas e empresas abertas em paraísos fiscais são conhecidas como “offshores”, geralmente com o intuito de pagar menos imposto do que no seu país de origem. Esse apelido (algo como “local de praia”) tem origem no fato que a grande maioria dos países que permitem a criação desse tipo de empresa ou a abertura de contas bancárias anônimas fica em ilhas, tais como as Bermudas, Jersey, Ihas Cayman, etc.
O jornalista Amaury Ribeiro Junior, autor do livro "A Privataria Tucana" ficaria abismado ao tomar conhecimento das movimentações financeiras e negociatas que envolvem nosso minério e a empresa Ecometals LTD.
O fato de a empresa Ecometals ter sede num paraíso fiscal e ser alvo de inúmeras investigações na Polícia Federal e no Ministério Público ascendem uma luz amarela para que o governo do Amapá tome medidas preventivas no sentido de extirpar da nossa sociedade tais grupos empresariais que tem como objetivo o lucro fácil e em nada constribuem com nosso povo. 
Além disso, temos que ficar atentos para a ganância e a sede dos especuladores internacionais com nosso minério de Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari, principais cidades que foram e estão sendo devastadas pela exploração predatória de minério.
O certo é que o povo amapaense nem ao menos conhece os verdadeiros donos da empresa Ecometals, já que a atual disputa na seara jurídica não revela quem são os poderosos empresários e verdadeiros donos dessa faixada. 
Nos lembremos da dívida social, econômica e histórica que a ICOMI deixou para o povo do Amapá e façamos um julgamento dos verdadeiros interesses da Ecometals que por meio da imprensa tenta transformar uma disputa judicial numa disputa política. 

Nenhum comentário: