quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Amapá vai monitorar qualidade da água para consumo humano

Encerra nesta sexta-feira, 16, o curso de Implantação do Programa Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada à Qualidade da Água para o Consumo Humano (Vigiágua) no Estado. A capacitação é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS).

Iniciado no dia 12 de setembro, o curso é ministrado pelo Ministério da Saúde e conta com a participação de 12 técnicos de saúde dos 16 municípios do Amapá. O objetivo é desenvolver ações de vigilância em saúde ambiental relacionada à qualidade da água para consumo humano, visando garantir à população o acesso à água em conformidade com o padrão de portabilidade estabelecido na Portaria MS nº 518, de 2004, para a promoção da saúde.

A capacitação foi concebida para uma carga horária de 40h, sendo oito horas diárias, totalizando cinco dias. O conteúdo programático foi distribuído entre aulas expositivas e trabalhos em grupo para promover a reflexão e discussão dos problemas vivenciados na prática diária de cada participante e a consolidação dos conceitos repassados durante o treinamento.

Após o curso, serão cadastradas no sistema Vigiágua entidades públicas e privadas, bairros, casas, entre outros logradouros do Estado, para quando for feita análise da água, o resultado seja inserido no sistema nacional onde todos terão acesso ao resultado.

O controle de qualidade da água ficará sob a responsabilidade do Laboratório Central (Lacen), Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Além disso, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde irá implantar nos municípios laboratórios de baixa complexidade. "Iremos analisar a água que é consumida pela população amapaense e, caso haja alguma contaminação, o município será acionado para as devidas providências", esclarece o técnico da Unidade de Controle Ambiental da CVS, Dalton Tales.
Alieneu Pinheiro/Sesa

Nenhum comentário: