quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Integração: obras da BR-156 seguem em ritmo acelerado

Da Redação
Agência Amapá
Iniciada no dia 22 de julho, as obras de terraplenagem e construção de pontes de Calçoene até a Vila do Carnot, na BR-156, estão dentro do cronograma e a pavimentação deve ser iniciada até o dia 8 de outubro, começando do trevo do Lourenço para a cidade de Calçoene, cuja previsão de conclusão é para o dia 15 de dezembro deste ano.

O gerente de contrato da C.R. Almeida, Edmilson Araújo, explicou que ainda este ano serão pavimentados 38 km e construídas seis pontes, o restante só a partir de julho de 2012.  "No inverno não tem como fazer este tipo de trabalho, mas não vamos parar. Neste intervalo, construiremos as outras três pontes, que estão sob a nossa responsabilidade", informou.

Mas, a pavimentação do trecho norte da BR-156 não representa somente o fim dos transtornos para chegar até o município de Oiapoque, além de promover a integração e desenvolvimento, ela gera emprego. Atualmente, 390 homens foram contratados pela C.R. Almeida, sendo a maioria da própria região, como o serrador Roberto Costa David, de 56 anos, residente em Tartarugalzinho.

"Estava desde 2008 desempregado, só vivendo de alguns bicos, e com a idade que eu tenho dificilmente conseguiria um emprego de carteira assinada, não só eu, mas muitos que trabalham aqui e que já passaram dos 50 anos. Por isso, para nós, a construção desta estrada representa oportunidade", definiu Roberto Costa.

Edmilson Araújo disse que a contratação da mão-de-obra local foi um pedido do governador Camilo Capiberibe para a direção da empresa, por isso morar na região era um dos critérios para ser contratado. "No canteiro de obras tem trabalhadores de Calçoene, Amapá, Oiapoque, Tartarugalzinho, Ferreira Gomes, Porto Grande, Santana e Macapá. Só mandamos buscar fora do Estado, profissionais cuja especialidade não encontramos disponível no Amapá", comentou o gerente de contrato da C.R. Almeida informando que até a conclusão da pavimentação da BR 156 serão gerados cerca de mil empregos, entre diretos e indiretos.

Três frentes de trabalho
A pavimentação da BR-156 foi dividida em três etapas. A primeira vai de Calçoene à Vila do Carnot, totalizando asfaltamento de 56 quilômetros, cuja execução será realizada pela empresa C.R. Almeida S/A.

A segunda, que possui 54 quilômetros de extensão, começa próximo à Vila do Carnot e finda no rio Cassiporé. A terceira fase, lote com 56 quilômetros de extensão, vai do Rio Cassiporé ao município de Oiapoque.

Valor da obra
Primeira etapa Calçoene à Vila Carnot: R$ 74,7 milhões
Segunda etapa Carnot ao Cassiporé: R$ 105 milhões
Terceira etapa Rio Cassiporé até Oiapoque: R$ 85,7 milhões

Quem executa a obra?
A ação é executada pela Secretaria de Estado de Transporte (Setrap), em parceria com o governo federal. A medida faz parte da política do governador do Estado, Camilo Capiberibe, de integração e desenvolvimento do Amapá. Os serviços são frutos do esforço do Poder Executivo e da bancada federal, junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão do Ministério dos Transportes.
Paulo Ronaldo Almeida/Secom

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