quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Mudança: Governo Camilo Capiberibe recupera a credibilidade perante a União

Amapá recupera a credibilidade perante a União 

Em oito meses, o governo do Amapá está recebendo manifestações claras de ter recuperado a credibilidade perante o Governo Federal.

Duas audiências ao governador do Amapá Camilo Capiberibe (PSB), que contaram com a presença das deputadas federais Janete Capiberibe (PSB), Dalva Figueiredo (PT) e Fátima Pelaes (PMDB) e dos deputados Evandro Milhomem (PCdoB) e Luiz Carlos (PSDB), nesta quinta-feira (15) foram pontuadas por elogios à determinação, competência, eficácia, compromisso com os princípios públicos e transparência do governo do Amapá.

Bem diferente do que se ouvia no final de 2010 e no início deste ano, em qualquer endereço da Esplanada dos Ministérios.

Obras da BR-156
No Ministério dos Transportes, o ministro Paulo Sérgio Passos elogiou a mudança de comportamento ao ver a evolução dos projetos e obras dos trechos Sul e Norte da BR 156 e o interesse do governo estadual em executar novas obras em parceria com a União.

- Fico satisfeito em ver que as obras estão andando. As obras do PAC não tem restrição de orçamento. Mas se tinha uma obra que era enrolada era esta aqui. Chegamos a pensar várias vezes em tirar a obra do estado. Parabéns, governador, disse o ministro Passos dirigindo-se ao governador Camilo Capiberibe e ao secretário Sérgio La Roque.

Renegociação da dívida previdenciária
No Ministério da Previdência, durante audiência com o ministro Garibaldi Alves, o Secretário de Políticas de Previdência Social Leonardo Rolim afirmou que “o governo passado cometeu vários equívocos”, mas que o atual governo está “mudando radicalmente a postura em relação ao regime previdenciário”. 

Rolim elogiou a determinação do GEA em renegociar os débitos e honrá-los por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC que começará a ser construído a partir de sexta-feira (16).

O TAC permitirá que o governo estadual receba o Certificado de Regularidade Previdenciária. Com isso, sairá da inadimplência e poderá captar recursos federais, inclusive do BNDES. 

Até emendas parlamentares destinadas às obras de infraestrutura no Amapá foram sistematicamente perdidas por conta do calote do governo passado, que parou pagar a negociação em 2009, elevando a dívida para R$ 177 milhões. O valor que deverá ser resgatado, em emendas de bancada e dos parlamentares, pode chegar a R$ 90 milhões neste ano. (Com informações de Sizan Luiz)

Nenhum comentário: