sábado, 18 de janeiro de 2014

Governo anuncia reforço nas operações policiais e videomonitoramento pra conter onda de violência

 
Governador Dora Nascimento, liderou coletiva pra anunciar medidas emergenciais
Elder de Abreu
Da Redação-Agência Amapá
       
Atendendo à solicitação do governador Camilo Capiberibe no sentido de demonstrar para a sociedade o compromisso político de manter a segurança pública trabalhando cada dia com maior intensidade no combate à criminalidade, e preocupado com casos atípicos ocorridos no início do ano, foi apresentado um conjunto de medidas para conhecimento público. Entre as medidas em andamento e as que serão reforçadas estão:
• Lei Seca
• Pacto pela Paz
• Operação Checkpoint
• Operação Saturação
• Vídeomonitoramento
O anúncio das novas medidas foi feito pela governadora em exercício, Dora Nascimento, juntamente com o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Marcos Roberto Marques, durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira, 17, no Palácio do Setentrião.

Mesmo com a redução dos índices de criminalidade, a cúpula dos órgãos de Defesa decidiu intensificar cinco ações de grande porte para evitar o avanço da violência no Estado. Serão quatro operações policiais, que, somadas à implantação de um avançado sistema de vídeomonitoramento, compõem o Plano Estadual de Segurança Pública para o ano de 2014.
 
De acordo com Marcos Roberto, as atividades do Plano Estadual de Segurança já iniciaram na noite de quinta-feira, 16, em Macapá, quando a primeira operação, intitulada "Pacto pela Paz", notificou e fechou dezenas de bares, boates e restaurantes em funcionamento fora do horário previsto na Lei Municipal nº 027/ 2004. Logo no primeiro dia de ação, 26 estabelecimentos foram notificados - dos quais nove foram fechados. A operação também apreendeu 15 menores de idade.
 
Segundo o secretário de Segurança, o Pacto pela Paz é uma parceria com as prefeituras e será estendido a outros municípios além da capital. "A redução de denúncias ao Ciodes [Centro Integrado de Operações da Defesa Social] relativas à lesão corporal, poluição sonora e perturbação do sossego logo na primeira noite de operação mostra que a Pacto pela Paz é uma ação muito eficiente. Queremos garantir a segurança dos locais e do público que os frequenta, conforme determina a lei. Isso resultará na tranquilidade da população", destacou Marques.
 
Outra ação de prevenção prevista no Plano é a intensificação da "Lei Seca". Iniciada em outubro passado, a operação já foi responsável pela redução das mortes no trânsito em 17% nos últimos dois anos.
 
No policiamento ostensivo que compõe o Plano, além das atividades de rotina como a Radiopatrulha, serão reforçadas as ações de cunho repressivo. As operações "Saturação" e "Checkpoint" começam a partir deste fim de semana.
 
A Saturação consiste em colocar militares no policiamento a pé, principalmente nas áreas onde ocorre a concentração de malfeitores, em locais previamente identificados pela Inteligência, cujo policiamento normalmente tem dificuldade de acesso. "A intenção é deixar a polícia mais próxima da população, porque a presença do agente de segurança inibe a criminalidade", explicou o secretário.
 
Outra medida contundente é a operação "Checkpoint". Ela será executada pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope). A ação policial consiste em montar barreiras móveis em ruas e avenidas, situadas em pontos estratégicos para essas abordagens. O objetivo é tirar de circulação armas, drogas e foragidos de Justiça.
 
"São ações de ordem prática e imediata. Todas as operações serão reforçadas com pessoal, teremos mais agentes de segurança nas ruas. Por isso, determinamos a redução do horário de expediente administrativo nos quartéis e batalhões para que esses policiais possam reforçar as nossas ações do Plano", completou o secretário.
 
A novidade em modernização tecnológica que será brevemente adotada é a instalação de um moderno sistema de monitoramento por meio de câmeras filmadoras. Os novos equipamentos serão inicialmente implantados nas cidades de Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque.
 
Índices
Durante a coletiva, o secretário Marcos Roberto apresentou estatísticas da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O Amapá registrou uma redução de 25% no índice de homicídios, comparando os anos de 2013 com 2010. Já as fugas do sistema prisional, no mesmo período, caíram 58%. Os assassinatos dentro da penitenciária também foram reduzidos em 80 %.
"O reflexo dessa diminuição se deu através dos investimentos realizados pelo governador Camilo Capiberibe, da filosofia adotada de policiamento de proximidade, aquisição e locação de novas viaturas, implantação das Unidades de Policiamento Comunitário, compra de armamentos, coletes balísticos e equipamentos de inteligência, aumento do efetivo e aplicação de concurso público, dentre outras ações", ressaltou a governadora em exercício.

5 comentários:

Unknown disse...

No estado a situação esta alarmante, a criminalidade está horrivel, alguem te que fazer alguma coisa, ja que nosso representantes não fazem!

Unknown disse...

Vcs deveriam ter se importado cm a segurança a anos atrás, mas de qualquer jeito vc tem que fazer algo!

Unknown disse...

A segurança está um caos, cadê os nosso lideres para resolver esse problema?

Unknown disse...

E o povo vive alienado pela mídia e não enxerga a verdade diante dos seus olhos!

Unknown disse...

O povo precisa se reeducar quanto a conhecer seus políticos para q vote consciente acertos e erros.