terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Artigo: Deixa o jovem trabalhar - Rurick Lobato

*Por Rurick Lobato

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apontaram o Amapá como o 2º Estado brasileiro que mais gerou emprego em 2013. É visível que, o mercado de trabalho está em constante expansão, muito por conta do atual momento político e econômico que vive nosso Estado.

São várias as oportunidades que tem surgido. A Construção Civil, por exemplo, tem absorvido um número expressivo de trabalhadores, impulsionada principalmente pelas grandes obras do governo, como os Conjuntos Habitacionais, Construções Hospitalares, Investimentos de Mobilidade Urbana, entre outras.
Apesar das dificuldades financeiras, como redução de repasses federais, ainda assim, nossa Economia tem avançado. O PIB estadual vem se elevando nos últimos 03 anos. Diante deste potencial econômico iminente, o Amapá tem atraído novos investidores e possibilitado o crescimento de vários empreendimentos, gerando assim a abertura de novos postos de trabalho. (Como exemplo, o Amapá Garden e o Vila Nova Shopping).
Outro importante fator de admissão tem sido por meio da realização de Concursos Públicos pelo Governo do Amapá. Mais de 8.000 mil novos servidores que foram aprovados nos certames, já foram convocados para ocuparem cargos na administração pública.
Diante deste contexto, temos como principais favorecidos e absorvidos por estas novas vagas de emprego: OS JOVENS. Que a cada dia mais, buscam a independência financeira e melhores condições de vida. Apresentam-se dispostos e determinados para assumirem responsabilidades do trabalho e evoluírem profissionalmente.
Como principal protagonista desse cenário favorável e positivo de desenvolvimento do Amapá: UM JOVEM GOVERNADOR. Camilo Capiberibe assumiu em 2011 um governo totalmente esfacelado, a máquina pública falida, inadimplente e sem credibilidade. Teve que arrumar a casa, romper com as velhas práticas e contrariar interesses. E por isso, recebe diariamente ataques de uma oposição irresponsável que é comandada pelos mesmos que saquearam o Estado por 08 anos. De forma responsável e equilibrada tomou decisões muitas vezes não compreendidas pelo povo, mas necessárias. Tem feito o bem sem olhar a quem.
Camilo optou pela forma republicana e honesta de governar. Enfrenta as dificuldades e os desafios e tem muito a fazer por este Estado.
Eis a prova: Camilo tirou o nome do Amapá do ‘SERASA’; Pagou as contas deixadas pelo seu antecessor; Venceu a Inadimplência; Reconquistou a credibilidade junto a União; Voltou a acessar recursos federais; Recuperou e saneou a CEA; Está levando energia e água para todos os amapaenses; Está pavimentando estradas, ramais, ruas e avenidas; Está construindo a Ponte Sobre o Rio Matapí; Está construindo Conjuntos Habitacionais; Construiu até o momento 17 escolas, reformou e equipou outras tantas; Garante o PASSE LIVRE a estudantes carentes; Investe em Segurança Pública com construções de UPC’s e novas viaturas; Está construindo novos hospitais e ampliando o número de leitos; Retomou o ‘Visão para Todos’; Investe 15 Milhões na Agricultura Familiar com o PROAMAPÁ RURAL; Realiza os maiores concursos públicos e convoca os aprovados; Reformou e reabriu o Museu Sacaca; Está reformando o Estádio Zerão; Realiza investimentos e parcerias em todos os municípios; Valoriza a produção local com a FLAP, Expofeira; Quadra Junina, Semana da Juventude, etc.; Entre outras tantas realizações da atual gestão. 
*Universitário e Militante Social

Nenhum comentário: