quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Governadora Dora Nascimento visita obras de Maternidade e Escola na Zona Norte de Macapá


Nos últimos dois dias, a governadora em exercício, Dora Nascimento, visitou obras que estão sendo executadas pelo Governo do Amapá nas zona Norte e Sul de Macapá. Nesta quarta-feira, 15, ela foi à Maternidade de Parto Normal com o objetivo de verificar "in loco" o andamento do serviço e assim garantir que a mesma seja entregue dentro do cronograma.
 
Na conversa com engenheiros, Dora Nascimento teve a garantia de que os trabalhos então dentro do prazo de execução, cuja data de entrega é junho deste ano. No espaço da construção da Maternidade de Parto Normal um detalhe chamou a atenção da governadora: a ausência de mulheres na obra. Dos 54 trabalhadores, somente um é do sexo feminino, desempenhando a função no almoxarifado.


"O Governo do Estado e o próprio Governo Federal fizeram vários cursos de capacitação para incluir as mulheres na construção civil. Por isso, orientamos os responsáveis pelas obras de que contratem mulheres", comentou Dora Nascimento.
 
Em relação à Maternidade de Parto Normal, o mestre de obras Romeu dos Santos explicou que, nessa primeira etapa, que é a fundação, por ser uma atividade mais pesada, somente homens foram contratados, mas que, nas etapas seguintes, mulheres serão chamadas.
 
O secretário-adjunto da Saúde, Dilson Ferreira, que acompanhou a governadora, disse que o espaço, quando estiver funcionando, vai desafogar a Maternidade Mãe Luzia, que atende mulheres de todo o Amapá e do interior do Pará.
 
"Nesse espaço serão atendidas pacientes de baixo risco, com parto natural, o que garante às mulheres uma recuperação muito mais rápida do que a cesárea. Certamente esse será um grande avanço no setor da saúde", pontuou.
 
Serviço
Orçada em pouco mais de R$ 6,1 milhões, a nova casa de saúde atenderá toda a demanda de partos normais, deixando para a Maternidade Mãe Luzia o atendimento aos partos de alto risco (cesarianas).
 
A Maternidade de Parto Normal terá uma área de mais de 2.500 m² contendo dois blocos. No primeiro está concentrado o centro obstétrico, o ambulatório e a administração, e no segundo ficará a parte de internação, apoio técnico e logístico.
 
A unidade possuirá 20 leitos - todos com banheiros -, oito consultórios, postos de enfermagem, berçários para cuidados intermediários, sala de isolamento e imunização, repouso masculino e feminino, sala de coletas, esterilização e solário.
 
O destaque está nas dez salas totalmente adaptadas e equipadas para o atendimento ao parto humanizado (ambientes Pré-Parto, Parto e Pós-Parto - PPP). Cada sala possui banheira térmica, cama PPP, balança pesa bebê e, se preciso, estarão disponíveis unidades de reanimação, monitor multiparâmetro e oxímetro de pulso.
Escola Protótipo

Da Casa de Parto, a governadora em exercício, acompanhada de gestores e do deputado Joel Banha, seguiu para a Escola Protótipo do bairro Pantanal, cujo serviço está em fase de conclusão.
No local, foram investidos R$ 3,8 milhões na construção da escola, recursos do Governo do Estado e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A estrutura possui 12 salas de aula climatizadas - com capacidade para 40 alunos cada -, administração, biblioteca, salas de vídeo, de informática e de professores.
 
A instituição atenderá as modalidades de ensino médio e fundamental, com capacidade total para 960 estudantes. A mobília e os demais equipamentos estão sendo adquiridos pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), assim como o corpo de docentes será formado por professores que foram convocados na terceira chamada do concurso público.
 

Núcleo de Jornalimo/Secom

5 comentários:

Unknown disse...

Ainda tento assimilar todas essas obras esqueléticas do governo, é uma boa estratégia de campanha, quero ver é mudar a realidade de outros municípios e principalmente na br-136 que está in trafegável.

Unknown disse...

Enquanto vcs ficam alienando a população com essas reportagens de mídia para o governo, tem muita gente precisando de medicação no hospital.

Unknown disse...

*br-156. / verdade Henrique, essa alienação é típica de quem está desesperado e tenta coloca as melhores imagens pra colocar pra debaixo do tapete a sujeira.

Unknown disse...

No final do mandato que eles começaram a agiliza as obro, povo abre os olhos!

Unknown disse...

Isso é só enfeite do governo pra tenta uma reeleição!