segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Orquestrando o caos - Artigo de RUP SILVA

Setores da oposição tentam criar por meio da mídia de massas um caos que só existe no Maranhão
 A menos que tenha chegado ao Amapá  recentemente ou mais precisamente  no inicio de 2011,  nenhum morador desse rincão pátrio pode alegar ignorância da tragédia que se abateu sobre o Estado por exatos oito anos, tempo gasto pelo governo do PDT/PP (2003-2010) que produziu uma dos maiores fiascos administrativos  da breve história do Estado.

Foi um tempo de suplício vivido pela sociedade amapaense, principalmente o povão das periferias da capital e interior do Estado, que dependia de serviços que nunca chegaram, pelo fato dos recursos do tesouro terem sido desviados de sua destinação constitucional.    

Descobriu-se depois que todo o dinheiro fora usado para erigir o patrimônio pessoal da irmandade chamada "harmonia" e ainda hoje, três anos depois, aparecem na cidade vestígios dessa sangria dos cofres públicos na forma de edificações suntuosas, carrões e empreendimentos comerciais privados. Numa cidade de muro baixo como a nossa, conhecendo as condições desses "empreendedores" , fica fácil saber de onde saiu a grana que financiou seus negócios.

Resultou disso que o Estado primeiro estagnou e em seguida caducou  pois sequer se investiu na manutenção daquilo que, penosamente,  os governos anteriores de Aníbal Barcelos e João Alberto Capiberibe, tinham construído.

Por isso todos os setores da administração pública foram afetados e importantes iniciativas criminosamente abandonadas como os projetos da Escola Bosque do Bailique, Fabrica de Beneficiamento de Pescado do Igarapé da Fortaleza, programa Visão para Todos e Policia Interativa, para citar apenas quatro iniciativas em 4 pastas vitais.

Herdamos um estado decadente com uma divida social e econômica sem precedente. Escafederam-se mais de um bilhão e meio de reais, dinheiro sumido sem qualquer vestígio de sua aplicação em beneficio da sociedade e do Estado. Sumiu simplesmente.

Acrescente-se a tudo isso instalações físicas em ruínas, sucateadas, depenadas e um corpo funcional viciado, corrupto, incompetente, baixa estima, incapaz de levar adiante a edificante  tarefa, para qual era remunerado,  de prestar um atendimento qualificado a população e construir as bases de um estado novo e forte.

O ocaso dessa gestão todo mundo viu. Digo isso por que vou chegar onde quero chegar. Autoridades graduadas, governadores, primeira dama, Presidente do TCE, auxiliares graduados acabaram intimados e presos pela Policia Federal na "Operação Mãos Limpas" que reuniu mais de 600 policias, em seguida recolhidos a penitenciaria da Papuda em Brasília, como é do conhecimento do Brasil.

Operação decretada pelo ministro do STJ Otávio Noronha, convencido que se tratava de uma das maiores organizações criminosas do país,segundo teria declarado, considerado os  danos causados ao erário público. Gente que precisava ser colocada fora de circulação mas que infelizmente continua solta, beneficiada pela morosidade da justiça ou quem sabe, pela interferência de alguma mão poderosa.

Posto isto pergunto: quem no Estado (excluídos os chegados depois de 2011, como disse) pode alegar ignorância desses fatos? A mídia, que por dever de oficio tem obrigação de saber? Procuradores, magistrados, políticos, entidades sindicais (patronais e trabalhadoras) usuários do serviço público, enfim, o povo em geral?

Quem não lembra das barbáries cometidas pelo ex-secretário Adalto Bitencourt na Educação,  obrigado a se evadir do Estado devido suas " licitações" ilegais e criminosas,  acordos ilícitos em beneficio próprio, feitas com empresas de vigilância e limpeza da sua pasta?

Lembrem que só na saúde seis secretários, de oito, um por ano, foram presos pela Polícia Federal e estão respondendo processos por diversos crimes tipificados no Código civil. Uns mergulharam saindo de circulação. Mas teve quem, cinicamente, se arvorasse dar lição de moral e apontar defeitos no atual governo.

Sumiu dinheiro das rodovias, do aeroporto de Macapá, da FUNAI, do Porto e canais de Santana;  da Cea, Caesa, Amprev, das consignações recolhidas dos funcionários públicos, só que consigo lembrar. E tem mais, muito mais.

Nem por isso essa gente refresca o governo, que teve "roubado" dois preciosos anos  de seu mandato para fazer a faxina na sujeira deixada, recuperar as finanças do Estado pagando dívidas e inadimplências com a Eletronorte, Previdência e Receita Federal , instituições bancarias e fornecedores.
Mesmo tendo contra si tantas evidencias, a "harmonia" insiste em orquestrar  contra o governo patrocinando o caos. Felizmente prevalecem os bons resultados alcançados espalhados em várias frentes,  graças ao apoio de Dilma Housseff que reconheceu o esforço e o trabalho da equipe de Camilo Capiberibe, tendo financiado inúmeras obras do PAC  e avalizou o empréstimo do BNDS que permite que o governo implante, de vez, a infra-estrutura  do Estado.

As agressões vem de todos os lados.Da mídia principalmente. Há situações de visível conluio dessa com políticos, como Lucas Barreto e Antonio Furlan, vereador de Macapá e deputado estadual, dois agentes públicos que deveriam apoiar as ações positivas do governo a favor de seus eleitores,  que em entrevista numa rádio, com a conivência dos entrevistadores, fizeram bazófias de suas improváveis competências, ao mesmo tempo que apontam deficiências no governo , apoiados em teses confusas, mentirosas e em conceitos equivocados.Genuína falácia, negando a responsabilidade do governo passado de quem eram aliados.

São pessoas sem raízes e sem compromisso com o Estado,  que pensam que podem nos colonizar.Que se aventuraram e se elegeram sabe Deus como. Veja também o caso do ancora e entrevistador da TV Amapá que insiste no discurso falacioso , de acordo com a orquestração da trupe de Sarney, sobre as dificuldades da saúde, a maioria inventadas, sem qualquer referencia as condições encontradas e aos avanços do governo para recuperar o setor.

Nada sobre o investimento do governo na ampliação da área física das unidades hospitalares (HCAL,Maternidade,Pediatria, e Unidades de Tratamento Intensivo(UTI) ) que permitirá a oferta de perto de duzentos novos leitos em todas as unidades; da aquisição de novos equipamentos como aparelho de ressonância magnética, tomografia, ultra-som e RX ,coisa que o governo passado não fez,como deveria saber o apresentador. Como também ignora, de propósito, Furlan e sua tropa de choque paraense.

Desde sempre se sabe que sua intenção era causar constrangimento ao governador, por esta razão não perguntou sobre isso nem tão pouco sobre a construção de novas unidades de saúde em diversos bairros da capital e interior do Estado, como Santana, Oiapoque, Laranjal; como também sobre a construção de novas unidades de saúde: Pronto Atendimento e Maternidade da Zona Norte, UPAS nos bairros e Centro de Regulação de Leitos, no Jesus de Nazaré. Todos programados ou em fase adiantada de edificação. Que existe, é palpável , não se trata de conversa fiada.

Depois ainda, como que para fechar sua estúpida intervençao, mesmo sabendo das dificuldades ( será que sabe?) dos processos, da burocracia de Estado e das condições herdadas, com um cinismo tragicômico tasca um: " não dava para ser recuperado nesses três anos.." Para um profissional graduado na academia soa risível e inadmissível. Um desrespeito a inteligência do telespectador.

A conspiração contra o governo e Estado é sofisticada e está firmemente alicerçada. O projeto é jogar tudo pelo ralo a favor do caos, pelo quanto pior melhor. A trama tem de tudo: empresas de vigilância, limpeza, alimentação, construtoras; fornecedores de insumos como remédios e equipamentos, cujos contratos foram prorrogados no final do governo que saiu, que se juntaram para atrapalhar o atual governo, realizando um serviço descontinuado e de péssima qualidade.

Empresas que, entre outras coisas,  recebem, não pagam seus servidores e transferem a culpa, criminosamente para o governo e ainda financiam os "imbecilnautas" da rede social e blogs que fazem plantão diuturno para mentir, construir factóides, achincalhar quem trabalha. E não é só isso,  tem as firmas laranjas usadas para embargar as licitações realizadas pelo governo, com ações descabidas que os tribunais acatam sem levar em conta o esforço do governo e o interesse da população.

Por isso acho um despropósito que o Ministério Publico e Justiça, ausentes na gestão passada, pressionem, como fazem, o governo para prestar um serviço justamente comprometido pela má gestão do período denunciado. Que dessa forma penaliza aqueles que penosamente buscam normalizar o fornecimento dos serviços, investindo pesado na recuperação física e na funcionalidade do aparato estatal.

É verdade que elas estão no seu papel pois existem para proteger a sociedade, fiscalizando o Estado e instituições, denunciando e  punindo os excessos e desvios. O que não pode é se deixar levar por falsas informações e a orquestração intencional e criminosa da "harmonia" , cuja intenção é atrapalhar o governo e promover o caos.

Vamos lá Amapá! Vamos se juntar? Esse brado de união precisa ecoar pelo Estado. Retroceder nunca! Chega de roubalheira , atraso e subdesenvolvimento.

POUCAS & BOAS

O DISCURSO DO RÔTO. Amigos, inclusive colegas médicos, ligam para dizer que estão espantados com a postura furiosa de Antonio Furlan, parceiro de Lucas Barreto, ao discursar nas sessões da ALAP, investindo contra o governo, demonstrando que nada conhece do que discursa. Ou na pior das hipóteses, não cumpre seu contrato com a SESAS, lá não comparecendo.Por isso não sabe o que acontece, nem das ações do governo. Seus comentários são mentirosos, não batem com a realidade. O governo, ao contrário do que afirma o deputado, faz das tripas coração para corrigir os erros que o seu grupo promoveu quando no comando da SESAS.Foram seis secretários presos.Não lembra?

BYE BYE SARNEY! A reação é nacional. É o que parece dizer o Brasil ao senador pelo Amapá. Diante do descalabro da administração Roseana no Maranhão o PT nacional  (leia-se Rui Falcão) bateu o martelo e vai mesmo apoiar Flavio Dino do PCdo B ao governo maranhense, catapultando a famíglia Sarney que reina no estado há mais de meio século. Restaria ao senador apoio de Lula para que mantenha seu mandato de senador pelo Amapá. Só que aqui não tem nada para ele segundo as pesquisas.Isso , somado as informações negativas da administração da filha, empurra mais o honorável para o cadafalso. O Brasil diz By by Sarney!

BY,BY...Acontece que esses partidos à esquerda mantêm alianças históricas em vários estados brasileiros, como aqui no Amapá, pela coerência programática e ideológica.Nada a ver com o PMDB que já foi comparado a uma prostituta que se vende a qualquer um.Sua ( do PMDB) obsessão é ter grande representatividade no parlamento para fazer o que tem feito na última década, chantagear os governos da união, estados e prefeituras por cargos e privilégios, em nome da tal "governabilidade", que é função da sociedade e não de um grupo de espertalhões.

A TRAPALHADA DE EDUARDO. Falo de Campos,  líder nacional do PSB, presidente do partido e candidato a Presidente da República. Aliado histórico do PT, como disse, nessa eleição resolveu alçar vôo solo apoiado pelos extraordinários índices de produtividade conseguido em oito anos de mandato no Pernambuco, desgarrando-se do PT, aliado histórico. O problema é que Eduardo se aproxima perigosamente do PSDB de Aécio Neves.Como a previsão é de segundo turno com Dilma Houssef finalista, a estratégia é garantir o apoio no returno de um para o outro, dependendo de quem passar.

COMO FICA. Caso Aécio Neves passe, como falam os analistas políticos, que atribuem a Eduardo Campos o papel de "boi de piranha" para subtrair votos do PT no nordeste, sua fortaleza eleitoral ,como vai ficar o PSB local? Sem risco de erro posso antecipar que nunca o PSB do Amapá vai subir no palanque do PSDB de Neves.Vai contrariar Eduardo e apoiar Dilma, sem dúvida, uma grande patrona do governo do Amapá. E ela sabe disso.

INSANIDADE MENTAL E.... É o que se pode atribui a certos jornalistas e veículos de informação empenhados em desconstruir a obra da atual administração. Cliente maior do orçamento da comunicação do Estado, a TV AMAPÁ, por exemplo, que recebe suas faturas rigorosamente em dia, não perde o vício de criticar as ações do governo. O órgão, ombreado com o Sistema Beija-Flor  dos Borges, insiste na grosseira tentativa de fazer parecer bravata aquilo que Camilo Capiberibe anuncia como feito de sua administração.

ESTUPIDEZ. Caso recente da matéria do Hospital do Oiapoque em que denuncia a falta de pequenos insumos como pinça e outras besteiras. Nada comparável aos benefícios do real atendimento médico da população que por sinal não foi ouvida. Além do "ambiente" montado para a entrevista, ouviu um profissional tudo indica incomodado pelo trabalho que finalmente vai ter que dar, aliado da "harmonia" com certeza, que encerra suas longas "férias" do município. Onde essa gente se formou heim!?Falo dos dois, jornalista e médico.

Errata. Dissemos no artigo passado que Sarney se elegeu senador em 1994.Sem querer subtrai quatro funestos anos de sua trajetória no Amapá.Elegeu-se em 1990.
Por hoje é só.

3 comentários:

Unknown disse...

Não há dúvidas quanto as comparações de governo, Com certeza Camilo foi melhor que Waldez em certos aspectos. Mais ao retratar Camilo quanto a educação e o que ele cometeu, foi simplesmente drástico. Eu prefiro esperar uma nova pessoa para votar.

Unknown disse...

Não consigo mais acreditar nesses caras, eu sempre ouço as conversas dessas comparações entre Wladez e Camilo e definitivamente estou desacreditado, prefiro esperar vir um novo governo em quem votar.

Unknown disse...

Até pensei em votar de novo no Camilo, mais eu fiz um balanço quanto a sua participação e atuação como governo e não gostei do que vi, também vou aguardar por uma nova pessoa para votar.